MOÇÃO DE APLAUSOS - Homenagem à Comissão da Imagem da Santa


Na manhã do dia 15 de julho aconteceu na Colina Nossa Senhora das Graças (Morro da Santa), além do Ato Cívico comemorativo aos 110 anos de Irati, a outorga de Moção de Aplausos aos membros da Comissão de Manutenção da Imagem de Nossa Senhora das Graças. A entrega da Moção foi realizada pelos proponentes da honraria, os vereadores Roni Surek e Marcelo Rodrigues.

Aprovada por unanimidade de votos pelos vereadores, a homenagem proposta se justifica pelos relevantes trabalhos realizados pela Comissão, voltados à preservação e realização de melhorias deste monumento que representa a fé e a história do povo iratiense.

Criada em 1996, a Comissão, com o auxílio de profissionais técnicos e do envolvimento da comunidade, realizou o primeiro restauro da Imagem, que estava bastante deteriorada. Segundo membros da atual diretoria da Comissão, o objetivo é fomentar o turismo religioso e transformar a Colina em um Santuário, diante das diversas celebrações que são realizadas no local e também em razão da grande quantidade de visitantes que a Imagem recebe diariamente.

Na oportunidade, o Presidente Helio de Mello cumprimentou os membros da Comissão e a todos os iratienses pelo aniversário do município. O vice-presidente da Casa, Roni Surek elogiou os trabalhos e a dedicação de todos, que muito têm feito pelo maior monumento de Irati. “Cumprimento em nome do Presidente Mário Ferreira Martins a todos os membros e também ao prefeito e ao secretário municipal de engenharia, arquitetura e urbanismo, Dagoberto Waydzik, que têm auxiliado os trabalhos da Comissão. Um formigueiro de voluntários trabalhando diuturnamente para que este espaço ficasse a maravilha que está hoje”, afirmou Surek enfatizando: “pela primeira vez a câmara lembrou da Comissão, honrando também o Sr. Pedro Fillus (in memoriam), responsável pela constituição da mesma”.

Em nome da Comissão, Mário Ferreira Martins agradeceu a homenagem. “Agradecemos aos proponentes e aos demais vereadores pela aprovação unânime, é com muita honra que a Gestão - Biênio 2015 / 2017 recebe esta importante honraria”, enfatizou Martins, fazendo um breve relato sobre todas as reformas realizadas no local. “Hoje comemoramos 60 anos da construção da imagem de Nossa Senhora. Sentimos como é necessário o empenho dos voluntários, pois com o trabalho da comunidade chegaremos a uma estrutura física ideal para atendimento aos iratienses e turistas que se dirigem a Colina para agradecer as graças recebidas. Trabalhamos incansavelmente também para que um dia, não muito distante, cheguemos as condições necessárias para a criação do tão sonhado Santuário de Nossa Senhora das Graças na Colina”, afirmou.

Em alusão aos 110 anos de Irati, a Câmara Municipal parabeniza os membros da Comissão, que com dedicação e esmero, trabalha para que este importante monumento seja preservado e continue abençoando o nosso município. Logo após a entrega da homenagem, foi realizada a Santa Missa concelebrada em comemoração aos 60 anos da edificação e entronização da Imagem de Nossa Senhora das Graças – com a presença do Bispo Dom Sérgio Arthur Braschi e depois, ocorreu ainda a entrega da Sala dos Milagres.

Assessoria - Câmara Municipal de Irati.

Leia também a matéria no site da Câmara.