IRATI - Vereadores fazem vistoria em bairros

Dando sequência às visitas nos postos de saúde e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, presidida pelo vereador Roni Surek e contando com o membro Alberto Schereda, esteve juntamente com o 1º Secretário da Casa, Marcelo Rodrigues, e o vereador Edson Luiz Elias realizando vistorias, no dia 28 de junho, nos Postos e CMEIs dos bairros Riozinho e Engenheiro Gutierrez. 

Apesar de algumas dificuldades, os vereadores ficaram satisfeitos com o planejamento, organização, higiene e atendimento, tanto nos postos de saúde, quanto nos CMEIs dos referidos bairros.

Conforme os legisladores, na Unidade de Saúde do bairro Engenheiro Gutierrez a dificuldade está relacionada à falta de funcionários e alguns medicamentos. De acordo com a responsável pelo posto, a prefeitura deverá contratar em breve mais um técnico de enfermagem para melhorar o atendimento. “Neste posto, são atendidos uma média de 30 pacientes com a médica, que atende três dias por semana". Quanto à fila de espera que se formava antigamente em frente ao posto, segundo os funcionários, não existe mais. Já na Unidade Básica de Saúde do bairro Riozinho, o pedido da comunidade é para que seja ampliado o atendimento do médico, que atende somente na sexta-feira, causando sobrecarga. Segundo a responsável pela unidade, seria interessante que o mesmo atendesse pelo menos duas vezes por semana.
     
No CMEI Dona Candinha, bairro Engenheiro Gutierrez, que conta com 76 crianças, a Comissão e os vereadores detectaram problemas de infraestrutura. De acordo com a responsável pelo espaço, já existe um pré-projeto que será entregue para a Secretária Municipal de Educação para construção de mais uma sala, cobertura da parte externa e ampliação do refeitório. A direção do CMEI também almeja a retirada da casa de madeira existente no local e a instalação de alarme visando maior segurança.
       
No bairro Riozinho, no CMEI Dona Anna, que atende 18 crianças, o prédio está em ótimo estado. Porém, de acordo com a responsável pelo espaço, a merenda foi cortada em partes, “vem o básico e o restante, a exemplo do leite condensado, leite de coco e afins. Contamos com contribuições voluntárias”, destacou.  
     
Os vereadores também estiveram na Escola Municipal Vereador João Maria Pedroso, que atende 143 alunos, conversando diretamente com a diretora Leila Cristina Wisniewski, que repassou as dificuldades da escola, a qual luta por pelo menos mais duas salas de aula, uma biblioteca e uma sala que possa servir de almoxarifado, tendo em vista que um banheiro adaptado para cadeirantes está sendo usado para guardar os materiais de limpeza e demais produtos. Conforme a Diretora, ano a ano, aumenta a demanda de alunos e a escola não está conseguindo atender a comunidade. 

Comovidos e imbuídos nesta luta junto com a escola, a Comissão e os vereadores deverão acompanhar a Diretora, que entregará em breve para a Secretária Municipal de Educação um documento solicitando tais benfeitorias. Além da construção das salas, que são prioridade, faz-se necessária também a troca do piso da escola, por pisos antiderrapantes, visando a segurança das crianças e ainda a construção de uma quadra de esportes no terreno ao lado.
   
Segundo a Comissão, todas as dificuldades, reclamações, necessidades e sugestões serão documentadas através de ofícios e encaminhados ao Executivo solicitando providências urgentes.




Siga-nos no Instagram