Irati intensifica combate ao abuso de menores


A Secretaria de Assistência Social de Irati lança neste mês a campanha "Quem Sabe e Não Denuncia é Cúmplice", de intensificação do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.





Para ilustrar a campanha, está sendo usado um personagem lúdico, o “Super D”:

Super D - Campanha "Quem sabe e não denuncia é cúmplice"

Ele é um super defensor dos direitos da Criança e do Adolescente, como referência à Rede de Proteção e Enfrentamento às Violências no município. O objetivo é transmitir, através de linguagem própria e específica à criança, a seriedade necessária no combate ao abuso de menores.

COMO DENUNCIAR

As denúncias podem ser feitas no Conselho Tutelar, localizado à Avenida Vicente Machado, 399, próximo à Agência do Trabalhador, ou no Disque Denúncia Nacional - o Disque 100 - um serviço de utilidade pública que atende o município de Irati. Para o mesmo procedimento há ainda o Disque 181, do Governo do Estado do Paraná.

Além de violência sexual, o Disque 100 recebe também denúncias de maus-tratos, negligência, pornografia, entre outros crimes. A maior parte das denúncias recebidas pela central são contra meninas, num total de 62%. Esse número sobe para 81%, quando as denúncias são de violência sexual. A ligação é gratuita e o usuário não precisa se identificar.

Em Irati, ainda podem ser procuradas as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município - na Vila São João, Canisianas e Lagoa - e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Rio Bonito, para denúncia anônima.

TRABALHO COLETIVO

O secretário de Assistência Social, Sidnei Jonaldo Jorge, comenta que “por meio deste trabalho técnico e coletivo, e do engajamento de todos nesta prática profissional, busca-se o eixo norteador dos princípios da defesa, e garantia do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes”.

“É extremamente necessário firmar esse compromisso do poder público e da sociedade civil organizada, para criar uma estrutura interligada de políticas públicas voltadas aos direitos das crianças e dos adolescentes. Apenas com o esforço conjunto de todos os setores da sociedade conseguiremos atingir a plenitude da dignidade humana e da cidadania de todas as crianças e adolescentes”, declara o prefeito Jorge Derbli a respeito da campanha.

PROGRAMA

Durante o mês de maio, diversas ações de prevenção estarão sendo realizadas nas escolas municipais e estaduais, bem como, nos espaços públicos e privados, como a entrega de materiais elaborados pela equipe da Secretaria de Assistência Social.

Nesta quinta-feira, dia 04, às 13h30, haverá capacitação ministrada pelas equipes dos CRAS, no salão do CAM, com todos os coordenadores das escolas municipais. Para o dia 18, está programada uma Mesa Redonda com todas as entidades vinculadas ao atendimento à criança e ao adolescente no município, nas dependências do Cine Café, às 14h.

Também haverá distribuição de materiais alusivos à campanha, e orientações sobre a sua forma de desenvolvimento no município, no dia 19, durante evento de inauguração da reforma do Centro de Convivência de Nhapindazal, às 14h.

18 DE MAIO

O dia 18 de maio de 2000 foi constituído pela Lei Federal n° 9.970, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira e remete ao caso “Araceli”, ocorrido em maio de 1973, em que uma menina de oito anos de idade foi cruelmente assassinada, após ter sido violentada em Vitória, no Espírito Santo.

A intenção é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar da luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, sensibilizando a sociedade a denunciar os casos quando há conhecimento dos mesmos.

Reportagem: Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Irati

Imagem do topo: portal Notícias Católicas


Siga-nos no Instagram