Polícia Federal deflagra operação contra fraudes trabalhistas em Irati

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (14), a Operação Avidya, que apura 602 reclamações trabalhistas simuladas na Vara do Trabalho em Irati.

Foto: Reprodução RPC

A Polícia Federal deflagrou hoje, 14, a Operação Avidya para apurar a prática de reclamações trabalhistas simuladas na Vara do Trabalho de Irati, envolvendo empresa e escritórios de advocacia.

Cerca de 40 policiais federais estão cumprindo 8 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Grossa, todos na cidade de Curitiba.

As investigações começaram a partir da notícia pela Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região em Curitiba da identificação do ajuizamento de 602 reclamações trabalhistas simuladas na Vara do Trabalho de Irati, envolvendo uma empresa de logística e um sindicato dos trabalhadores em empresas ferroviárias.

As investigações apontam para uma atuação organizada e ajustada de dois escritórios de advocacia, um representando os trabalhadores e o sindicato, e outro a empresa de logística, que tramaram ardilosamente dar quitação a centenas de contratos trabalhistas de empregados diretos e terceirizados da aludida empresa, propondo reclamatórias simuladas em que foram homologados acordos com valores irrisórios, lesando centenas de trabalhadores, sendo utilizada a Justiça do Trabalho para atingir os objetivos mediante o uso de documentos previamente falsificados e empregados para iludir partes e o juízo.

O nome “Avidya”, dado à investigação policial, sintetiza a condição dos envolvidos nos fatos, pois, a palavra em sânscrito, antigo dialeto da Índia, significa ignorância, falta de discernimento, ou seja, incapacidade de compreender situações, de separar o certo do errado.

Assessoria da Polícia Federal


Siga-nos no Instagram