Política em Questão – Por Letícia Torres

Política em Questão – Por Letícia Torres
A jornalista e diretora do Jornal Hoje Centro Sul, Letícia Torres traz aos leitores alguns dos principais acontecimentos da política.  (edição impressa 801 de 12/08/2015,)  
*Leticia Torres é graduada em jornalismo pela UEPG e pós-graduada em Sociologia Política pela UFPR.







Prefeito visita empresários
Acompanhado de sua equipe, o prefeito Odilon Burgath (PT) visitou algumas empresas que estão ampliando seus negócios no município. Foram visitadas a Moageira S/A - que investirá R$ 80 milhões em seu projeto total de expansão - e a Marmoraria Decorvis. Burgath comentou que os investimentos dos empresários, que têm o apoio do Programa Iratiense de Desenvolvimento Econômico (Progride), tem como reflexo a geração de empregos e de renda na região.


Novo reitor e diretores da Unicentro serão eleitos
No dia 17 de setembro haverá eleições na Universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro. Em disputa, estão os cargos de reitor e diretor dos três campi (Irati, Santa Cruz e Cedeteg). Para o cargo de reitor, Aldo Nelson Bona e o vice Osmar Ambrósio de Souza encabeçam a chapa “Orgulho de ser Unicentro”  e  tentam a reeleição.  Na oposição, a Mariléia Gärtner, do campus Irati, concorre ao cargo de reitora e tem como vice Denny William da Silva, do campus Guarapuava. Eles formam a chapa  Unicentro de Todos Nós!”.
Na disputa ao cargo de diretor do  Campus de Irati estão Afonso Figueiredo Filho e Erivelton Fontana Laat, que compõem a chapa de situação, como diretor e vice-diretor, respectivamente.  Na ala de oposição, os candidatos são Carlos Alberto Marçal Gonzaga (diretor) e o agente universitário Márcio Elias Teixeira (vice-diretor).

Servidores de carreira
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná recomendou que a Assembleia Legislativa (Alep) deve efetivar um sistema de controle interno e equilibrar o número de servidores efetivos e comissionados, para cumprir o que determina a Constituição Federal. No artigo 37, a Carta de 1988 estabelece que a regra geral de admissão no serviço público é o concurso e os cargos em comissão podem ser utilizados apenas para funções de direção, chefia e assessoramento. Mesmo nesses casos, deve ser definido percentual mínimo a ser ocupado por servidores de carreira.

Sessão tranquila
Neste dia 10, a sessão ordinária da Câmara Municipal de Irati foi curta. Poucos requerimentos e projetos de lei integraram a pauta. Dentre os temas debatidos, questões nacionais relacionadas ao aumento de preços de serviços como energia elétrica, o posicionamento do PMDB  (questão levantada pelo vereador que é  presidente da sigla em Irati), os Jogos Abertos e a posição das equipes iratienses, dentre outros.

Explanações sobre viação e serviços rurais 
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Irati desta segunda-feira (10), o presidente Vilson Menon encaminhou o requerimento  nº 255/2015 ao Executivo, convocando o Secretário Municipal de Viação e Serviços Rurais, Peterson Salamão, para participar da sessão do dia 17 de agosto e explanar sobre as ações que a secretaria vem desenvolvendo.  De acordo com a assessoria da Câmara de Irati, a convocação se baseia no art. 207 e seguintes do Regimento Interno do Legislativo.

Fundo Rotativo da Educação

Nesta terça-feira (11), o Governo do Estado anunciou que fez o depósito mais R$ 3,9 milhões na conta das escolas do Paraná. De acordo com a informação oficial, o dinheiro já está disponível para que os diretores comprem itens de limpeza, lâmpadas, gás, material de expediente, didático e esportivo, dentre outros itens que julgarem necessários. Essa é a sexta parcela da cota normal consumo do Programa Fundo Rotativo.