24º Jogos das APAEs movimentaram a região

Na quarta-feira (29), alunos e professores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) de toda a região Centro Sul participaram, em Rio Azul, dos 24º Jogos das APAEs.  Aproximadamente 400 alunos das APAEs de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Rebouças, Prudentópolis, Irati, Teixeira Soares, Inácio Martins, Mallet e Rio Azul participaram dos jogos que ocorreram durante todo o dia no ginásio Albino Ianoski.

A abertura oficial do evento foi às 10h30 e contou com a presença da chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, Marisa Massa Lucas, e do prefeito de Rio Azul, Silvio Paulo Girardi, além de secretários municipais, vereadores e diretores das APAEs.

Girardi enalteceu o trabalho desenvolvido por professores e funcionários das APAEs  que se dedicam ao cuidado dos alunos e saudou todos os presentes. "Recebemos vocês de braços abertos. E eu, num gesto, em nome do município de Rio Azul, de todos os munícipes, darei um abraço em um dos membros de cada comitiva, de cada delegação, recebendo vocês no município de Rio Azul com um abraço carinhoso, neste dia de grande festa, que é muito importante para todos nós", disse. 

O prefeito contou que, anos atrás, foi colaborador da APAE de Rio Azul, fundada em 1979, e que o nome da entidade -  Escola Especial Tia Emília Paszko - homenageia uma integrante de sua família. 

Além disso, agradeceu a presença das alunas do magistério, que auxiliaram na organização do evento.
Esta é a terceira vez que Rio Azul recebe os jogos, que são um importante momento de confraternização entre os alunos. "Eles esperam o ano inteiro por isso porque é o momento que eles têm para se integrar, para conversar entre eles, para interagir mesmo", enfatiza o professor de Educação Física Adão Laertes,  da Escola Especial Tia Emília Paszko, a APAE de Rio Azul.

Responsável pela coordenação geral dos 24º Jogos das APAEs, Adão Laertes comenta que os jogos aconteceram em Rio Azul  neste ano de 2015 por sugestão do Conselho das APAES. "Nós acatamos a sugestão e assim como em 2006 e em 2011 realizamos os jogos no município", relata.

Todas as modalidades disputadas nos jogos são recreativas e adaptadas para as necessidades especiais dos alunos. Ocorrem disputas de pênalti, corrida do saco, lance livre, boliche, boca do palhaço e dança da cadeira.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Letícia Torres/Hoje Centro Sul