Política em Questão

Política em Questão - Por Letícia Torres  (01/07/2015, edição 790)

Obras na estrada de Gonçalves Júnior
As obras da estrada que liga Irati ao Distrito de Gonçalves Júnior estão em andamento. Mais um trecho de recuperação da via está sendo realizado para a satisfação dos moradores  do Distrito e das comunidades daquela região, que vai até o Itapará. As condições da pista estavam precárias e todos esperam poder circular em uma via com pavimento adequado, em breve.


Câmara de Irati
Nesta semana, no dia 29,  não ocorreu sessão da Câmara Municipal de Irati,  por ser a quinta segunda-feira do mês. O Estatuto da Câmara prevê que sejam realizadas quatro sessões ordinárias por mês.

Ótima notícia
A instalação da empresa  Schneider/Julio  em Irati foi comentada pelo vereador Antônio Celso de Souza(PSD) na última sessão ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu no dia 22. Segundo ele, será feita uma visita técnica ao local onde será edificada da sede da empresa,   que fabricará calçados na cidade. A visita e a medição do terreno na Vila São João estão programadas para o dia 21 de julho.   É uma ótima notícia o bom andamento do projeto, cujo termo de compromisso foi assinado com o município em 2014.

Júlio Makuch é o novo presidente da Acampar
O presidente Câmara de Prudentópolis, Júlio Makuch (PSD), é o novo presidente da Associação das Câmaras de Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Acampar), eleito na sexta-feira, dia 26. A posse do novo presidente deve ocorrer em agosto. Júlio Makuch (PSD) concorreu contra atual presidente da Acampar, José Valmor Martins (PRB), de Quedas do Iguaçu, que buscava a reeleição. Vários vereadores de Irati fazem parte da nova diretoria da Acampar. Rafael Felipe Lucas ocupará o cargo de 2º secretário. E outros cinco membros do Legislativo iratientes integram os conselhos: Vilson Menon, o do Meio Ambiente; Hélio de Mello (PMDB), o de Política Urbana; Antonio Celso de Souza, o de Cidadania; Alceu Hreciuk, o de Reforma Tributária e Valdenei Cabral da Silva, o de Reforma Política

Justiça e Sobriedade no Trânsito
Uma medida prática para sensibilizar condutores de veículos que cometeram crimes de trânsito por dirigirem alcoolizados foi tomada pela 2ª Vara Criminal de São José dos Pinhais. Os motoristas são convidados a auxiliar voluntariamente em um hospital, onde prestam serviços a vítimas de traumas, muitos deles ocasionados por acidentes de trânsito. De acordo com assistentes sociais que atuam no projeto, denominado Justiça e Sobriedade no Trânsito, quando o infrator se depara com pessoas entre a vida e a morte, acaba repensando a própria vida e suas atitudes.

Posição
O Jornal Hoje Centro Sul é veementemente contra a petição/recomendação encabeçada pelo Observatório Social e assinada por diversas entidades que foi protocolada na Câmara Municipal de Irati, no dia 26 de junho. No documento, a  publicidade das ações do Poder Legislativo é erroneamente tida como desnecessária.  Um gasto a mais. E não uma necessidade. Por que uma necessidade? Porque é através de veículos de comunicação, como jornais e emissoras de rádio locais, que são fortalecidos os vínculos entre  vereadores e  população. Atualmente, a divulgação oficial, realizada diretamente pela Câmara de Irati prioriza a internet e muitos iratienses, sobretudo na área rural, não têm acesso a internet.

Posição II

O valor proposto pela Câmara Municipal de Irati para o desenvolvimento de ações de comunicação é bem modesto. São menos de R$ 5 mil mensais a serem utilizados para toda a divulgação parlamentar. Em Irati existem quatro emissoras de rádio, além de uma rádio comunitária,  e dois jornais bissemanais. E o plano de comunicação ainda poderá incluir produção de vídeos e de folders  institucionais, que também tem um custo considerável.Outro fato é que a Câmara Municipal está seguindo as prerrogativas legais, fazendo um processo licitatório para contratação de agência de publicidade para gerir toda comunicação  institucional.