Política em questão

Ordem de serviço para o Centro da Juventude


A ordem de serviço para a conclusão das obras do Centro da Juventude foi assinada na manhã desta terça-feira (02) pelo prefeito Odilon Burgath na Secretaria de Estado de Desen volvimento Urbano (Sedu), em Curitiba. A obra que estava abandonada há tempos, agora será retomada e poderá ser usada pela comunidade para a prática de esportes e para atividades culturais. Acompanharam o prefeito na solenidade os secretários de Fazenda, Valdir Slompo, de Arquitetura Sandro Podegurski e de Assistência Social Karen Quoos Seidel.

Vereadores acompanham projetos

Também estiveram em Curitiba, neste dia 02, os vereadores Alceu Hreciuk (PT) e Antônio Celso de Souza (PSD). Eles participaram de reuniões junto a secretarias do Governo do Estado, em algumas delas, acompanhados pelo secretário muni - cipal de Arquitetura, Engenharia e Obras, Sandro Podegurski. Na Secretaria de Saúde, trataram da liberação de verbas para construção e reformas de Unidades de Saúde, dentre elas, a UBS da Lagoa. Na Secretaria de Agricultura, debateram com o secretário Norberto Ortigara a possibilidade de prorrogação do projeto de pavimentação para a localidade de Governador Ribas, para que não tenham de ser devolvidos recursos.

Lixo em Fernandes Pinheiro

Admitir erros é uma postura nobre, nem sempre comum. Em Fernandes Pinheiro, apesar do prefeito licenciado Oziel Neivert (PSD) ter ficado brabo com a divulgação, pelo Jornal Hoje Centro Sul, no mês de março, de que o município estava depositando irregularmente o lixo à céu aberto, o que rendeu autuação do IAP e multa à época, a responsável pelo setor de Engenharia foi honesta quanto aos fatos. O problema era real e o erro foi admitido, sem meias palavras ou desculpas esfarrapadas.

Eleições para direção das escolas municipais

Eleições diretas para os diretores das escolas municipais de Irati e definição de que todas as escolas devem ter suas ações educativas baseadas no Plano Municipal de Educação são duas iniciativas da administração do prefeito Odilon Burgath, que viraram projetos de lei (PL 055/2015 e PL 056/2015) e foram encaminhados para apreciação da Câmara Municipal. Tais projetos fizeram parte do expediente da sessão deste dia 1º de junho e deverão ser colocados em votação nas próximas semanas, depois de avaliados pelas comissões pertinentes




"Você não me representa", afirmou Claudete a Alceu

Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul
Quem utilizou a Tribuna Popular na sessão da Câmara Municipal de Irati de segunda-feira (01) foi a ex-secretária de Cultura de Irati, Claudete Basen. Ela pontuou algumas das ações realizadas enquanto estava à frente do setor, afirmou que os vereadores não participam dos eventos culturais, pediu maior fiscalização do Legislativo em relação aos trabalhos do Executivo e disse ao vereador Alceu Hreciuk (PT): "Eu contribui para você estar aí, mas você não me representa".









Equipamentos

No dia 28, o ex-deputado federal Reinhold Stephanes e o prefeito de Teixeira Soares Ivanor Muller entregaram 05 ensiladeiras, 05 carretas metálicas basculantes e 02 roçadeiras para associações de produtores rurais do município. Os equipamentos, que cus - taram R$ 150 mil reais, destinam-se ao pecuaristas que atuam na produção de leite e foram entregues para as associações de produtores rurais São Domingos, Léa Leal, João Maria de Agostinho, Sol Nascente, São Sebastião, Nova Esperança, Assis e Boa Esperança.



Patrocínio para o volei

Também acompanhou a entrega dos equipamentos, Stephanes Júnior, que trouxe uma boa notícia para a equipe feminina de voleibol de Teixeira Soares: o patrocínio da Copel para incentivar as atletas do município.

Letícia Torres/Hoje Centro Sul