Obras de pavimentação apenas até a casa do prefeito geram polêmica em Mallet

Em frente a casa do prefeito 
O restante da rua



Na Avenida dos Trabalhadores, em Mallet, uma obra para melhoria da via tem gerado discussão entre os malletenses. Isto porque, segundo relatam alguns moradores da cidade, as obras só chegaram até a casa onde reside o atual prefeito Rogério da Silva Almeida.


A avenida liga a região central da cidade até a empresa Sepac - Serrados e Pasta de Celulose -, por isso é uma das ruas mais movimentadas de Mallet, pela qual transitam dezenas de caminhões e carros de passeio diariamente.

Por conta do tráfego intenso, a Avenida se encontra extremamente desgastada, com desníveis e buracos por todo o seu trajeto. A equipe do Hoje Centro Sul foi até o local verificar a situação e realmente constatou que as condições da rua estão em melhor estado até o ponto onde se localiza a casa do prefeito.

A comerciante Ironi* afirma que o ocorrido está dando o que falar na cidade. “O povo não para de comentar, porque querendo ou não é uma coisa errada, arrumar a rua só até a casa do prefeito e deixar o resto, eu não sei por quais motivos isso aconteceu, mas já que estavam fazendo um trecho, já poderiam ter feito tudo”, diz.

Lúcia* mora na Avenida dos Trabalhadores e conta que na frente de sua casa muitos carros já enroscaram devido à má qualidade da via. “Teve carro que já quebrou aqui na frente por conta das valetas”, comenta.

Josmar* trabalha nas redondezas e diz que o tráfego de caminhões é muito intenso. “Os caminhões que passam aqui são muito pesados, o maior problema é a conservação, porque eles passam fazem buracos enormes na rua, mas não é consertado”. Josmar comenta que “até a casa do prefeito foi feita uma base boa, eles arrumaram bem, de lá para frente foram só paliativos, tamparam os buracos nos lugares piores”.

Alternativa
Está em andamento a pavimentação da Avenida dos Ferroviários que será uma via alternativa à Avenida dos Trabalhadores para o tráfego de caminhões. A Sepac é a empresa responsável pelo investimento nesta obra.

A pavimentação está sendo executada pela empresa Derbli Ltda e estará finalizada em alguns meses. “O investimento que a SEPAC está realizando certamente será revertido positivamente para toda a comunidade malletense e para a empresa”, afirmou o prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida.

Esclarecimentos
Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Mallet informou que o conserto de calçamento está acontecendo em diversos pontos da cidade. “A malha viária de nosso município está bastante prejudicada. A realização da operação tapa-buracos é uma solução que ameniza temporariamente o problema, mas estamos buscando verbas junto aos ministérios e outras esferas governamentais para que as vias sejam recapadas”, afirma o prefeito Rogério.

Segundo o secretário de Obras, Rafael Klein, a Prefeitura Municipal de Mallet abriu licitação para a pavimentação asfáltica para 10 mil m² de estradas. Desses, 3.500 m² já foram feitos na Avenida dos Trabalhadores. Rafael confirma que o trecho pavimentado foi o início da Avenida, onde se localiza a casa do prefeito. “Nós pavimentamos os trechos que tinham maior necessidade de reparos”, relata o secretário.

A Secretaria de Obras informa que está prevista a pavimentação asfáltica da Avenida dos Trabalhadores no trecho próximo a entrada da Vila Maria, já na semana que vem. “O trabalho para recuperação desta via é lento por conta do grande tráfego de veículos, aí obras só podem seguir em meia pista, o que dificulta o trabalho. Mas, estamos trabalhando para recuperação da via dentro do possível”, conclui Rafael.


* Os nomes foram modificados para preservar a identidade dos entrevistados. As entrevistas gravadas então arquivadas na sede do Hoje Centro Sul.



Ana Paula Schreider / Hoje Centro Sul