Solenidade ao Patrono da PM homenageia oficiais em Irati

Na manhã de sexta-feira (15), aconteceu na Câmara Municipal de Irati, a solenidade em comemoração ao Patrono da Polícia Militar do Paraná, Coronel Joaquim Antônio e Moraes Sarmento. Na cerimônia, foram entregues medalhas aos mais antigos policiais e bombeiros pelos significativos serviços prestados à comunidade durante 10, 20 e 30 anos de trabalho, além de uma Carta Patente ao Comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar de Irati, Major Jean R. Puchetti Ferreira.

 A Medalha Coronel Sarmento é uma condecoração da Polícia Militar do Paraná, que se destina a premiar aos que se destacam em favor de causa pública e também por atos de heroísmo. Ela é anualmente conferida pelo chefe do Poder Executivo, mediante proposta do Comandante Geral da PMPR.
Fotos: Ana Paula Schreider/Hoje Centro Sul
 
O evento contou com a presença do Major Puchetti; do prefeito de Irati, Odilon Burgath; do presidente da Câmara Municipal, Vilson Menon; da 1ª Tenente do Corpo de Bombeiros, Carla Spak Sobol;  do inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Claudio Adão; dentre outras autoridades, oficiais e familiares. O comandante da 8ª Cia da PM de Irati, Major Puchetti, comenta o evento no dia do Patrono da Polícia Militar do Paraná. “Esse evento é marcante, porque é o momento onde os policiais militares e bombeiros são homenageados pela ótima conduta e pelo ótimo serviço prestado à sociedade”, afirma o Major.

O Major ainda agradece aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e à população como um todo pelo apoio prestado. “A Polícia Militar nesta data comemora, porque tem trazido grandes resultados. O recado que nós queremos dar à sociedade é que confie nesta farda, porque esta farda tem a missão de protegê-los”, finaliza.

 
Patrono
Coronel Joaquim Antônio e Moraes Sarmento foi instituído como Patrono da Polícia Militar do Paraná, em 1968. Coronel Sarmento nasceu no Ceará e foi incorporado no Exército Nacional, antiga denominação do Exército Brasileiro, atingindo a graduação de primeiro sargento. Em 29 de julho de 1907 ingressou na 1ª Companhia do 1º Batalhão de Infantaria do Regimento de Segurança (PMPR), com a mesma graduação militar do Exército.

Em 5 de março de 1924 foi promovido a Major, por bravura nos combates ocorridos durante a Revolta de 1924. Em 1925 foi promovido a tenente-coronel, pelos relevantes serviços prestados em defesa da Lei e da Ordem. Em 18 de dezembro de 1926 foi reformado (aposentadoria militar) e promovido a coronel.

Após a aposentadoria assumiu a função de Inspetor Geral da Guarda Civil do Paraná. Tendo sido também, Comissário de Polícia em São José da Boa Vista e Volta do Timbé, e Delegado de Polícia na cidade de Ponta Grossa.

Ana Paula Schreider/Hoje Centro Sul