Conjunto Habitacional é entregue em Teixeira Soares


O sonho da casa própria tornou-se realidade para várias famílias do Distrito de Guaraúna,  em Teixeira Soares, nesta sexta-feira (22).  O prefeito Ivanor Muller  fez a entrega das chaves das 18 residências dos Conjunto Habitacional Boa Vista durante uma solenidade marcada pela emoção, em que uma senhora de 102 anos, Otalícia Ferrreira, chorou por ser uma das contempladas e ter sua primeira casa própria.

O Conjunto Habitacional Boa Vista teve investimento de R$ 470 mil e as obras foram executadas através de parceria entre Município, Estado e União. Entretanto, diferente da maioria dos projetos na área de habitação, neste projeto o custeio das casas foi realizado 80% com  recursos  do Município. O Estado participou com 10% e a União com 10%.

O Município de Teixeira Soares cedeu o terreno, adquiriu o  material de construção para a parte estrutural das casas, custeou toda a mão de obra, executou calçadas e meio-fio, realizou a abertura das ruas e o cascalhamento delas, além de colaborar para que houvesse a instalação de energia elétrica no Conjunto Boa Vista.

"Foi uma grande parte da prefeitura,  mas as pessoas que pegaram as chaves precisavam mesmo. Não tinham nem como sonhar com uma casa, você vê a emoção delas. Então,  como prefeito, fico muito contente por poder entregar essas casas e as pessoas poderem morar melhor", afirmou o prefeito Ivanor Muller.  

O diretor da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Nelson Cordeiro Justus, representou o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, no evento. Justus enfatizou o bom trabalho desempenhado pela administração do Município. "Dos 399 municípios do Paraná, apenas dois foram ousados, aportaram recursos, mão de obra para a construção de conjuntos habitacionais. Neste caso, realmente o grande mérito é da prefeitura, a ousadia do prefeito é que fez vocês realizarem o sonho da casa  própria," ressaltou Justus.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Júlio César Goginski, comentou o papel da instituição nos projetos habitacionais. "Nossa preocupação é que seja uma casa bem feita, digna. É isso que a Caixa cobra", disse. Na parceria entre Município, Estado e União, a Caixa Econômica Federal realiza a fiscalização dos projetos técnicos para a execução das obras.

Pedido antigo
A construção de moradias melhores para as famílias carentes do Distrito de Guaraúna foi um pedido da vereadora Marize Emiliano de Moraes ao prefeito municipal. Ela conta que desde 2006 vinha solicitando às autoridades da época a execução de casas para a comunidade, pois as pessoas moravam em condições precárias. Satisfeita, Marize comemorou junto com os moradores. "Foi uma batalha muito grande, mas vocês são um povo guerreiro, perseverante", disse, referindo-se às famílias beneficiadas com a casa própria.
Os demais vereadores presentes comentaram  que a Câmara Municipal ofereceu todo o apoio para que as obras pudessem ser executadas, aprovando as leis necessárias.  Também estiveram presentes os vereadores Zé do Baratão, Claudinei de Souza, Alvir Tomas, Carlos Alberto Gorte,  Admilson Pires.

Presentes
Também estiveram presentes na solenidade de entrega do Conjunto Habitacional Bela Vista, o vice-prefeito de Teixeira Soares José Maurício Marchinski, o gerente da Caixa Econômica de Irati  Divonei  Baptista Trindade, secretários municipais, representantes de deputados, dentre outras autoridades. Também participaram do evento, os professores da rede estadual de ensino, em greve.

Texto: Letícia Torres /Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul