Saúde pública em questão

Quando pensamos em saúde pública em nosso país uma mistura de sensações desagradáveis acaba por encobrir nosso imaginário. É comum vermos na mídia a situação deplorável em que se encontram muitos postos de atendimentos e hospitais brasileiros.

Ilustrativa
Faltam medicamentos, faltam leitos e em alguns casos falta o básico do básico, como um rolo de papel higiênico, por exemplo. A demanda pelos serviços de saúde é muito maior que a oferta, por isso, é tão corriqueiro vermos enormes filas de enfermos à espera de atendimento.

Na tentativa de amenizar e extinguir esses problemas, o município de Irati tem feito um alto investimento na área de saúde. A reforma de diversos postos de saúde  e da Santa Casa de Irati, a construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, na Vila São João, são algumas das melhorias que vem sendo realizadas em ações conjuntas entre Município, Estado e União.

Agora, a regulação dos serviços de consulta, atendimentos e internações é o próximo passo da Santa Casa para melhorar o sistema e oferecer um serviço de qualidade a população de Irati e região.
O Sistema Estadual de Regulação está sendo implantado em todos os hospitais do Paraná, assim o atendimento passa a ser mais ágil e eficiente, pois caso a Santa Casa de Irati não esteja apta a receber o paciente, outro hospital que possa realizar o atendimento receberá o mesmo.

Muitas vezes o problema da grande demanda de pacientes para uma oferta de serviços que não dá conta dos atendimentos se deve a falta de informação da população. Hoje, 70% dos atendimentos da Santa Casa de Irati deveriam ser feitos em postos de atendimento.

A população precisa se conscientizar de quais procedimentos deve procurar em cada local, já que a Santa Casa está destinada a atender apenas casos de urgência e emergência, além de internamentos. Portanto, qualquer sintoma que não ofereça risco a vida, deve ser destinado ao posto de saúde mais próximo.