Encontro discute melhorias para o desenvolvimento industrial na região

No dia 31 de março, a 2ª edição do projeto Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná, realizado pelo  Sistema da Federação das Indústrias do Paraná - FIEP/ SESI/SENAI/IEL, reuniu diferentes órgãos com o objetivo de capturar impressões e perspectiva para o futuro da mesorregião nos próximos dez anos, ou seja, até 2025.

@Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul
Segundo o coordenador regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), de Irati, Estanislau Fillus, o encontro tem grande importância, pois é a primeira vez que a região recebe esse evento. Entre os presentes, representantes de sindicatos, empresas, Observatório Social, Sebrae, Associação Comercial e outros órgãos das cidades de Irati, Imbituva, Mallet, Prudentópolis, Guamiranga e Ponta Grossa.

Por dez anos, de 2005 a 2015, o projeto buscou levantar fortalezas e oportunidades para o estado do Paraná em relação às tendências de futuro, identificar os setores portadores de futuro para o Paraná e selecionar setores mais promissores para concentrar esforços e investimentos.

Foram percorridas seis regiões e construída uma grade de desenvolvimento para o estado. Também foram elaboradas rotas estratégicas setoriais para sinalizar caminhos de construção do futuro para cada um dos setores e áreas identificados como mais promissores para a indústria do Paraná.
Os 12 setores industriais considerados portadores de futuro para o Paraná a partir deste projeto são: indústria agroalimentar, biotecnologia aplicada à indústria agrícola e florestal, biotecnologia aplicada à indústria animal, energia, meio ambiente, metal mecânica, microtecnologia, papel e celulose, plástico, produtos de consumo, saúde e turismo.

O prefeito de Irati e vice-presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), Odilon Burgath, afirma que essa é uma grande oportunidade para compartilhar experiências e ideias. “Nós precisamos pensar juntos no desenvolvimento regional, os municípios têm vocações que não foram totalmente desenvolvidas, portanto precisamos do esforço de todos, empresários, comerciários tem que se abraçar e fazer esse planejamento”.

No decorrer do encontro os principais setores para o desenvolvimento da região foram apresentados aos participantes. Todos receberam um tablet para votar e aperfeiçoar as ideias que vão ajudar no desenvolvimento industrial do estado. “O que nós queremos fazer agora é retomar e repensar os setores portadores de futuro do Paraná e ver quais são as novas rotas que nós precisamos desenhar”, explica a gerente dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, Marília de Souza, que encaminhou as atividades do evento.

Ana Paula Schreider/Hoje Centro Sul