Política em questão

Estradas rurais

Um plano de trabalho para reparo e melhorias das estradas rurais está sendo discutido por integrantes do Executivo, do Legislativo e membros do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Irati. Na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira (09), o vereador Alceu Hreciuk (PT) comentou como têm sido as reuniões sobre o tema, principalmente a realizada no próprio dia 09. Hreciuk enfatizou que os conselheiros precisam ser valorizados, disse que já existem três equipes trabalhando nas comunidades rurais, citou a quantidade de equipamentos que estão sendo utilizados (máquinas próprias e locadas), além de pontuar as dificuldades enfrentadas.


Paciência quanto à Mata do Gomes

O presidente da Câmara Municipal, Vilson Menon (PMDB), utilizou a tribuna para pedir paciência às pessoas quanto ao início do projeto de criação de um Parque Municipal na área conhecida como Mata do Gomes que, anteriormente, abrigaria um empreendimento imobiliário. Segundo Menon, com muito diálogo entre a Prefeitura, o Governo do Estado e os proprietários da área, foi possível a suspensão temporária do empreendimento. Entretanto ainda ocorrerão muitos estudos, negociações e planejamento financeiro para que o parque de fato possa ser criado.


Combate à depressão


Na sessão da Câmara Municipal de Irati deste dia 09 foi aprovado, em segunda votação, o  Projeto de Lei nº 002/2015, do vereador Rafael Felipe Lucas (PSB). O projeto prevê a criação de uma Campanha Permanente de Informação, Prevenção e Combate à Depressão - doença silenciosa que atinge grande parte da população. Segundo o vereador, de 15 a 20% das pessoas já sofreram ou sofrem com algum tipo de depressão e, muitas vezes, não são compreendidas e não têm informações claras sobre a doença.  Rafael Lucas defendeu o amplo debate sobre o tema, para auxiliar na melhoria da qualidade de vida das pessoas que têm suas atividades cotidianas prejudicadas pela doença da depressão.


Ponte no conjunto Santa Fé 

As obras de reconstrução da ponte que dá acesso ao conjunto Santa Fé foram iniciadas nesta semana pela Prefeitura Municipal de Irati. Com ela um significativo passo para a melhoria da  infraestrutura do bairro é dado.


Stephanes é o segundo suplente 

Reinhold Stephanes (PSD), que obteve 78.064 votos nas últimas eleições, poderá assumir uma vaga na Câmara Federal caso Nelson Meurer (PP) renuncie ou seja cassado. Ele é o segundo suplente da coligação e o primeiro suplente Osmar Bertoldi (DEM) já está na vaga de Fernando Francischini (SD), atual secretário de Segurança Pública do Paraná.

Por Letícia Torres/Hoje Centro Sul