Vereadores aprovam PL que abre crédito para execução de diversas obras em Irati

A propositura foi aprovada por nove votos favoráveis, contra um do vereador Emiliano Gomes

Foi realizada nesta sexta-feira (13), a 1ª Sessão Extraordinária do 3º Período da 25º Legislatura, para análise do Projeto de Lei nº 005/2015, o qual autoriza crédito adicional especial na importância de até R$ 33.977.600,00. 

Assessoria de Comunicação
Antes de dar início aos trabalhos, os vereadores estiveram reunidos com a equipe de finanças da Prefeitura e membros do Observatório Social de Irati para maiores esclarecimentos referentes à propositura, a qual dispõe de recursos do Governo Federal, Estadual e contrapartida municipal. 

Na Sessão, durante a discussão do projeto, o vereador Emiliano Gomes manifestou seu voto contrário, afirmando que o mesmo chegou ao Legislativo sem tempo hábil para análise, “sabemos da importância dos convênios da propositura, mas acredito que esta Casa deve ser respeitada. Gostaria que este importante projeto, viesse desmembrado por secretarias, portanto, como secretário da Comissão de Finanças e Orçamentos, meu voto é contrário, pois não tive tempo de analisar as verbas, contratos e convênios especificadamente de cada secretaria”.

Os vereadores Antonio Celso de Souza e Hélio de Mello durante a discussão se manifestaram favoráveis a propositura por entenderem a necessidade e urgência do projeto. “São repasses de extrema importância, que vão beneficiar Irati em diversos setores, com a retomada inclusive da obra do Centro da Juventude”. Hélio também afirmou que são recursos já votados e aprovados em 2014, os quais precisam ser votados novamente para que algumas empresas que já executaram os serviços em Irati possam receber. Mello destacou algumas das importantes obras inclusas neste projeto, como por exemplo, a construção de uma escola nova em Gonçalves Júnior, aquisição de calcário e o recape asfáltico da tão sonhada estrada de Gonçalves Júnior. 

Rafael Felipe Lucas entendendo a necessidade da renovação do exercício dos convênios declarou seu voto favorável, mas ressaltou a grande diferença existente entre processo e procedimento. “A prefeitura não precisa economizar papel, e nós precisamos de tempo para analisar os projetos. Concordo com a postura do Emiliano neste sentido, também acredito que por respeito à Câmara, a administração deve desmembrar projetos como este, para facilitar até mesmo as comissões, que precisam de maiores subsídios para dar os pareceres com mais calma. O procedimento adotado pela Prefeitura não está sendo o mais adequado, precisamos ser mais respeitados”. 

O líder do prefeito Alceu Hreciuk agradeceu a Mesa Diretora por ter acatado a solicitação do executivo, afirmando que este projeto foi bastante discutido entre os vereadores, até mesmo pelas importantes obras e construções inclusas. “Na próxima segunda-feira não teremos sessão, devido o recesso de Carnaval, portanto, precisávamos analisar o projeto agora, para não perder convênios e prejudicar nossos empresários”.

  José Renato Kffuri também se manifestou destacando a importância do projeto, o qual dispõe de várias obras e construções que beneficiam diretamente os iratienses.

Antes de encerrar a Sessão, o Presidente Vilson Menon agradeceu a presença dos vereadores, concordando com a postura dos colegas de Casa, afirmando que será encaminhado ofício ao executivo, solicitando que os projetos cheguem até esta Casa, desmembrados por secretarias, para que as comissões possam melhor analisar tais proposituras. “Este é um projeto que realmente chamou a atenção pelo seu montante, que soma quase 1/3 do orçamento total do município, gerando muitas dúvidas para a população. Portanto, vamos cobrar mais respeito do executivo em relação ao procedimento”.  Vilson finalizou convocando os vereadores para a próxima Sessão Ordinária a ser realizada no dia 23 de fevereiro, considerando que no dia 16, não haverá Sessão, devido o recesso de Carnaval.

(Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Irati)