Política em questão

Amcespar

Discussões intermináveis e poucas ações concretas marcaram as reuniões da Amcespar, nos últimos tempos. Tanto que muitos prefeitos da região não perdiam tempo para vir a Irati, sede da  entidade,  discutir o "sexo dos anjos" ou ver representantes de empresas apresentarem propostas mirabolantes de consultorias para resolver "todos os problemas do mundo". A Amcespar precisava de um gás novo e já na primeira entrevista após assumir o cargo Telma Fenker (PSDB) disse o que todos queriam ouvir: "vamos fazer acontecer". Claudemir Herthel (PSDB) deixa o cargo de presidente e, apesar de sua natural simpatia, não deixa saudades como líder regional.

Tempo livre

Ao deixar a presidência da Amcespar, Claudemir Herthel (PSDB) terá mais tempo para se dedicar à administração do município de Rebouças. Há muitas críticas populares em diversas áreas. Muitas delas, inclusive as mais contundentes, vindas de antigos aliados que tentaram auxiliar o prefeito a cuidar melhor do município e não conseguiram. Faz tempo que se sabe do racha em torno do grupo de sustentação de Herthel.

Desinformação

Enquanto nos bastidores o prefeito de Rebouças têm muitos desafetos, publicamente têm sido lançadas informações inverídicas sobre suas amizades. Claudemir Herthel e Silvio Paulo Girardi, prefeito de Rio Azul, não romperam relações. Ambos afirmaram à equipe do Hoje Centro Sul que são compadres e Herthel classificou como irresponsável a divulgação de suposta briga.

Prefeito em exercício

Antonio Carlos Gaissler Guimarães
Desde o dia 21 de janeiro, o prefeito em exercício de Mallet é Antonio Carlos Gaissler Guimarães, vice-prefeito do município. Ele permanece no cargo até o dia 31 de janeiro. Segundo o prefeito licenciado, Rogério Almeida (PV), a última vez que havia acontecido transmissão de cargo durante um mandato em Mallet tinha sido em 1998.





Recursos para saúde e infraestrutura

Na última semana, o prefeito de Irati Odilon Burgath esteve em Brasília, solicitando recursos para o setor de saúde e agilidade na liberação de verbas para obras de infraestrutura. Ele ressalta a visita que fez ao gabinete do deputado Assis do Couto (PT), no dia 22. Na oportunidade, pediu apoio para a liberação de recursos para atendimento de alta complexidade na a Santa Casa de Irati e a destinação de novos profissionais do Programa Mais Médicos ao município. Quanto às solicitações referentes à infraestrutura, Burgath pediu agilidade na destinação de recursos para a pavimentação asfáltica da Rua Camacuã e adequação do interior do CT Willy Laars.



Nova escola em Inácio Martins

Inácio Martins
Os serviços de terraplanagem para a construção da Escola Municipal de Cachoeira tiveram início em Inácio Martins nas últimas semanas. Dentre as prioridades da administração do prefeito Marino Kutianski estão os investimentos em educação, pois, nas palavras do prefeito, "a educação é a base para tudo".

Por Leticia Torres/ Hoje Centro Sul