Lixo causa problemas na rua Dr. Munhoz da Rocha em Irati

Uma situação na rua Dr. Munhoz da Rocha, no centro de Irati, está causando transtornos para comerciantes e moradores. Eles reclamam do lixo acumulado na calçada no período da tarde e da noite. Segundo eles, quando chove, muitos materiais são levados para o bueiro pela água. Além disso, animais costumam revirar o lixo, que fica espalhado pela calçada e rua.

 O comerciante Arnoldo Krubniki Júnior explica que o caminhão de lixo passa em horários pré-determinados no local e algumas pessoas acabam não respeitando. “O lixo reciclável é recolhido de manhã e o orgânico passa à tarde. Se não colocar nesse horário, ele não coleta, não adianta. Algumas pessoas colocam o lixo em horários muito espaçados até a coleta, o que acaba trazendo alguns problemas”, afirma.

Ainda segundo ele, o acúmulo de lixo nas calçadas pode ocasionar sérios problemas para o local, como o entupimento de bueiros. “Na última vez que choveu forte, o lixo estava sendo carregado para os bueiros pela água. As pessoas reclamam dos alagamentos, mas não estão fazendo a parte deles”. Arnoldo ainda destaca que reunir lixo em frente às lojas pode causar desvalorização do ponto comercial. “Ninguém quer entrar em um lugar onde tem lixo na frente. A loja é o meu sustento, então, tenho que mantê-la limpa. Acumulando lixo em frente ao ponto, a imagem da loja fica ruim”, completa.

O comerciante Rodrigo Ramos Soares conta que animais costumam bagunçar os lixos e a situação está se agravando. “Os cachorros veem o lixo e bagunçam, depois, os comerciantes têm que juntar tudo de novo, senão fica espalhado. A situação está piorando, as pessoas costumam começar a colocar o lixo reciclável depois das 18h, sendo que o lixo só passa de manhã. Aí, fica uma pilha de caixas e sacolas nas calçadas. Eu costumo guardar o meu lixo reciclável nos fundos da loja e quando vejo um catador de lixo, entrego diretamente para ele”, ressalta.

Segundo Rodrigo, não houve um aviso para os comerciantes sobre o horário do lixo. “Nós sabemos o horário que o caminhão passa, porque observamos. Ninguém nunca nos avisou sobre os dias e horários que o lixo passaria aqui na rua”. Para ele, uma solução para o problema seria reunir comerciantes e Prefeitura e estabelecer um planejamento para a coleta. “Eu acho que uma solução para o problema seria reunir os dois e combinar os dias e horários para a coleta. Dessa forma, todos saberiam com certeza quando o caminhão passaria e poderiam se planejar melhor”, diz.

Já para o comerciante Arnoldo, a solução estaria em uma rígida fiscalização ao longo da rua. “A Prefeitura tem que fazer a parte dela também. Eles deveriam fiscalizar e notificar os comerciantes que não respeitam os horários, pois é de interesse deles, já que o lixo está causando até o entupimento dos bueiros”.

Lixeiras
A comerciante Márcia Rodrigues de Almeida explica que além do lixo das próprias lojas, a rua Dr. Munhoz da Rocha ainda sofre com o lixo dos pedestres que passam pelas calçadas. “As pessoas utilizam muito a lixeira que eu deixo em frente ao ponto, porque o número de lixeiras é muito pequeno. Porém, ainda tem muitas pessoas que preferem jogar o lixo no chão”.
Ainda segundo ela, os moradores reclamam da falta de lixeiras na rua Dr. Munhoz da Rocha e em outros pontos do município. “As pessoas sempre reclamam da falta de lixeiras. Acho que se tivessem mais lixeiras em mais pontos da cidade, as pessoas descartariam o lixo no lugar correto. Um tempo atrás, algumas lixeiras foram colocadas, mas foram vandalizadas e quebradas. Depois disso, não vi novas lixeiras”, finaliza.

Prefeitura de Irati informa horários da coleta de lixoA Prefeitura Municipal de Irati informa os dias e horários das coletas de lixo orgânico e reciclável no Centro do município.
A coleta do lixo orgânico, na região central, ocorre de sexta a sábado no período da tarde e noite. Já a coleta do lixo reciclável, na rua Dr. Munhoz da Rocha, acontece toda terça-feira no período da manhã.

 Kyene Becker/Hoje Centro Sul