Estradas rurais de Rio Azul recebem melhorias

As estradas rurais de Rio Azul estão recebendo serviços de cascalhamento e terraplanagem para recuperação das vias. Os trabalhos retornaram no final de janeiro e foram intensificados após a aquisição de uma nova pá-carregadeira pelo município.

Segundo o secretário de Obras de Rio Azul, Ari Andrade, as estradas que estão sendo priorizadas são aquelas que recebem o transporte escolar e as localidades que ficam isoladas  quando acontecem fortes chuvas. “O cascalhamento está sendo prioridade para o transporte escolar, pois os alunos já retornaram às aulas. Além disso, também estamos dando atenção especial àquelas famílias que ficam sem saída nos dias de chuva. Devido às fortes chuvas nos últimos dias, as estradas ficaram bastante danificadas. Nós estamos fazendo os trabalhos na medida do possível. Pedimos que as famílias fiquem tranquilas, pois tentaremos atender à todos”, afirma.

Dentre as obras que tiveram início em fevereiro, o secretário destaca a recuperação das estradas da localidade de Água Quente dos Meiras. “A empresa que venceu a licitação já realizou o processo de limpeza e preparo da estrada. Nessa semana, eles iniciaram o projeto de execução de pedra brita. Serão 15km recuperados e, logo, essa será mais uma obra concluída e entregue à população rioazulense”, diz.

O prefeito de Rio Azul, Silvio Paulo Girardi, explica que as obras estão sendo executadas dentro do possível, pois as condições climáticas estão prejudicando alguns serviços. “Nós dependemos das condições climáticas para realizar muitos trabalhos. A chuva está dificultando bastante o início e conclusão de algumas obras e nós estamos sofrendo desde o começo do mandato com isso. Porém, não vamos desistir, pois muitas pessoas dependem do cascalhamento e patrolamento dessas estradas”, conta.

Ele ressalta que o intuito é intensificar cada vez mais os trabalhos na área rural. “Nós estamos buscando adquirir novas máquinas para melhorar o atendimento à população. Hoje, nós temos quatro patrolas. Recentemente, solicitamos um recurso para comprar uma nova pá-carregadeira e fomos atendidos. O recurso que recebemos foi no valor de R$250 mil. Com a contrapartida de R$49 mil do município, conseguimos comprar uma nova máquina e poderemos dar sequência aos trabalhos”, completa.

O prefeito também destaca que ações estão sendo realizadas para o controle de gastos do município e novas aquisições para a população. “Nós temos duas máquinas que mais ficam paradas do que trabalhando. A despesa com mecânico, peças novas e oficina é muito grande. Por conta disso e com o objetivo de diminuir gastos e arrecadar mais recursos para benefício da população, iremos realizar um processo de leilão para as máquinas velhas”, finaliza.


 Kyene Becker/Hoje Centro Sul