Curso de Corte e Costura Industrial possibilitará geração de renda para rioazulenses

Rio Azul tem buscado crescer na oferta de oportunidades para a população. Nesse contexto, parcerias e projetos junto aos governos estadual e federal têm oferecido capacitação para as pessoas, para que elas tenham alternativas de renda.

Redação e Assessoria PMRA
Exemplo disso, é o curso de Corte e Costura Industrial, que terá início no mês de março. "O curso é voltado principalmente para a capacitação das mulheres na costura industrial, com ênfase na confecção para cama, mesa e banho” destaca a secretária de Promoção Social, Alba Girardi.
Segundo ela, o projeto terá investimento de R$ 392.597,50, que serão aplicados para a aquisição das máquinas de costura industrial. O local onde será realizado o curso está sendo reformado e recebendo as adequações necessárias para abrigar o maquinário que será utilizado para serem ministradas as aulas práticas.

Ao todo serão instaladas 54 máquinas de costura industrial. “Serão três tipos de máquinas industriais para a capacitação das mulheres participantes”, destaca a secretária.

O curso tem início previsto para o dia 10 de março e as mulheres interessadas em participar devem procurar o CRAS, em Rio Azul, para fazer suas inscrições gratuitamente. Serão abertas  três turmas  (manhã, tarde e noite) e o local das aulas é  em  anexo ao antigo matadouro municipal, onde hoje há um Telecentro Cidadão.

Pelo cronograma, o curso será oferecido em duas etapas. A primeira, com duração aproximada de dois meses, será voltada para a formação cidadã, sendo ministradas orientações durantes dois dias por semana. Posteriormente terá início a parte teórica e prática do curso. Ao todo, o curso deverá ter duração de mais de um ano até sua conclusão.

“É importante lembrar que tanto o curso, como o material que será utilizado durante o aprendizado será oferecido gratuitamente para as participantes. As confecções que forem realizadas durante o curso serão destinadas para o hospital São Francisco de Assis, Lar dos Velhinhos e Provopar, como mais uma forma de apoiar essas entidades”, frisa Alba.

Ela menciona que essa será mais uma ação inovadora, beneficiando as mulheres rioazulenses. “O objetivo principal é contribui para a geração de renda das mulheres rioazulenses.  Nesse sentido a profissionalização da atividade é fundamental. E, buscamos com essa iniciativa despertar e estimular nas mulheres sua capacidade empreendedora e potencializar as atividades produtivas”, conclui a secretária.

Redação e Assessoria PMRA