Arroio Grande recebe Unidade Básica de Saúde completa e reformada

A noite desta quinta-feira, 15, foi de festa na comunidade do Arroio Grande, isso porque foi entregue para a população, a Unidade Básica de Saúde reformada, com mobiliários novos e pronta para uso. Ao todo foram investidos na localidade mais de R$ 29 mil reais.
O atendimento no posto de saúde do Arroio Grande estava paralisado há mais de três anos o que obrigava a população a se deslocar até as localidades vizinhas para tratar de sua saúde. Agora, toda a comunidade pode usufruir de um posto reformado que vai oferecer qualidade e conforto. O Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e representante da comunidade, Antonio Barbosa, conta a importância da Unidade de Saúde para a região. “A comunidade estava carente de atendimento de saúde e essa UBS é um motivo de grande alegria, pois somos uma comunidade simples, mas trabalhadora, honesta e somos uma comunidade que está crescendo cada vez mais”, relata Antonio.
A entrega da reforma em Arroio Grande reafirma todo investimento que vem sendo feito na saúde, pela atual administração pública. Em apenas dois anos, o município saltou de 15% para 23% os investimentos na área. O Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath, fala sobre o que está sendo feito pela saúde em Irati. “Hoje entregamos a quinta reforma completa de Unidade Básica de Saúde, até o final de 2016, vamos proporcionar para a população que todas as UBS estejam reformadas, em um total de 24 novos Postos de Saúde, completos, reformados, dando um atendimento digno para toda a população”, diz Odilon.
Além do Arroio Grande, já foram entregues as unidades: Itapará, Pinho de Baixo, Rio Bonito e Rio do Couro. O Secretário de Saúde, Anderson Sprada, fala um pouco da alegria de participar de mais uma entrega de UBS para o município. “Nós temos que agradecer ao empenho de todos que fizeram com que isso se tornasse uma realidade, passa de quatro anos que esta unidade está fechada e desde que foi construída em 1987, nunca recebeu uma reforma. Então essa unidade é para todos, são mais de 90 famílias que não vão precisar ir para o Guamirim ou para Irati, para receber atendimento e poderão usufruir de uma Unidade completa que vai atender toda esta região”, relata Anderson.




  Oinvestimento para a reforma na unidade, foi possível através do recurso do governo estadual. O vice-prefeito de Irati, Renato Berger, conta sobre o empenho da administração para a conquista desta reforma. “Em setembro estive aqui com nosso Secretário de Arquitetura, Sandro, com o Secretário de Saúde, Anderson, analisando o que seria possível ser feito aqui nesta UBS. Após esta visita e o projeto concluído, tive a felicidade de poder assinar a ordem de serviço, para que na noite de hoje pudéssemos entregar esta importante Unidade para a comunidade”, finaliza Berger.

Secom Prefeitura de Irati
Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul