Aparelhos de tratamento de ar diminuem o calor



A procura por um clima mais agradável aumenta no verão.

Aparelhos de tratamento de ar são uma das alternativas para diminuir a temperatura ambiente. Para isso, há várias opções, como ar condicionado e climatizadores.



 A empresa Climadek, especialista nesses aparelhos, disponibiliza uma série de modelos e tamanhos que se adaptam a preferência do consumidor.

No caso do ar condicionado, o modelo mais atual e recomendado é o Split, que pode se embutido no forro ou na parede, ocupando uma área menor em relação a outros equipamentos. Além disso, a parte condensadora fica fora do ambiente, evitando ruídos. O Split pode ser usado tanto em residências, quanto em ambientes maiores, como indústrias.


Na hora de comprar, o cliente precisa estar atento a potência do aparelho. O índice de refrigeração varia dependendo da potência, que é medida em BTU. Por exemplo, o ar condicionado com potência de 9mil BTU pode ser usado em ambientes de até 20 m². Já o maior, com 60 mil BTU, deve ser usado em locais de até 100 m².

Além da potência, deve-se levar em conta a quantidade de pessoas que circulam e o número de equipamentos elétricos do local. “As pessoas e os aparelhos eletrônicos acabam aquecendo o ambiente, por isso é necessário fazer um cálculo médio para saber qual ar condicionado é o mais recomendado”, explica o sócio-proprietário Sidnei Taborda Júnior.

É bom ficar atento também na hora da instalação e manutenção do equipamento. É aconselhável que um técnico autorizado faça a acoplagem do aparelho na parede. Cada ar condicionado precisa de um ponto de força individual e deve haver também o cuidado para ligar na voltagem certa.

Já a limpeza do ar condicionado não exige muita dificuldade e pode ser feita pelo próprio usuário do aparelho, basta retirar o filtro e lavar com água e sabão. Segundo Taborda Júnior, a higiene pode ser feita mensalmente, mas é aconselhável que a cada doze meses o cliente entre em contato com os técnicos para a manutenção geral do equipamento.

O ar condicionado acaba deixando o ar mais seco. Para evitar esse problema, uma alternativa é o climatizador de ar. A Climadek possui climatizadores evaporativos que chegam a quase 10 graus celsius. “A diferença é que o climatizador chega a ser 90% mais econômico, e ao contrario do ar condicionado, ele não tira a umidade do ar. Sendo assim, recomendado para as pessoas com rinite”, ressalta Taborda Júnior.

A Climadek disponibiliza profissionais para fazer o orçamento sem compromisso. Além disso, alguns produtos possuem até dois anos de garantia. A empresa também trabalha com a venda e instalação de aquecedores a gás e sistema de aquecimento solar.

Há dois anos no mercado, a Climadek pode ser contatada pelo telefone (42) 9974-0911

Da Redação/ Hoje Centro Sul