Agência do Trabalhador espera aumento de vagas de trabalho após o Carnaval

Ano novo, vida nova. Esse é o pensamento de quem começou 2015 desempregado. Diversas pessoas em Irati e região estão à procura de uma oportunidade de emprego. Nas agências do trabalhador, muitas empresas iniciaram o ano procurando funcionários. Dentre elas, estão as cooperativas de grãos e safristas.

Kyene Becker/Hoje Centro Sul
A gerente da Agência do Trabalhador de Irati, Luci Salete Bortoli Funez, conta quais são as oportunidades disponíveis para aqueles que estão atrás de um emprego. “Nessa época do ano, a maioria das vagas surgem das cooperativas de grãos e dos safristas, que estão disponibilizando contratações temporárias. Nesse período, comércio e indústria dificilmente criam algum tipo de vaga”, diz.

Ela explica que a expectativa para o aumento de número de vagas comece após o Carnaval. “Nós sempre esperamos esse aumento depois do Carnaval. Ano passado, tínhamos quase certeza que o número de vagas fosse crescer. Nesse ano, estamos mais cautelosos e temos apenas esperança de que as oportunidades de emprego aumentem”, ressalta.
O assistente administrativo da Agência do Trabalhador de Irati, Marcelo de Ávila Francos, destaca que em 2014, a meta de admissões por intermédio da Agência do Trabalhador foi superada e para 2015, o intuito é atingir a meta.

“Nós trabalhamos com metas pré-estabelecidas e, em 2014, batemos a meta anual. Ainda não temos o número exato, pois a meta, de 1043 colocações no mercado de trabalho, foi ultrapassada ainda no início de dezembro. Iremos trabalhar para que em 2015, a meta seja alcançada novamente e mais pessoas consigam uma oportunidade de trabalho”.

Carteira de trabalho e seguro-desemprego

O assistente administrativo da Agência do Trabalhador de Irati, Marcelo de Ávila Francos, explica que grande parte do movimento do início desse ano é em busca da emissão da carteira de trabalho e do seguro-desemprego.

“Como tiramos duas semanas de férias, o trabalho voltou intenso. Muita gente está vindo atrás da carteira de trabalho, pois uma falha no sistema em nível nacional está atrasando o trabalho. Pedimos para que as pessoas tenham paciência, pois o sistema está sendo modificado e, por esse motivo, pode continuar atrasando a emissão das carteiras. O movimento de pessoas procurando o seguro-desemprego está alto, por conta dessa paralisação de duas semanas, mas logo irá se normalizar”, diz.

A respeito das mudanças no benefício do seguro-desemprego, a gerente da Agência do Trabalhador de Irati, Luci Salete Bortoli Funez, afirma que a Agência do Trabalhador de Irati apenas irá comentar o assunto após a regularização das novas regras. “Está previsto para 1º de março a adequação do sistema e regularização das novas regras. Temos que aguardar para falar algo sobre o assunto”, completa.



Kyene Becker/ Hoje Centro Sul