Secretaria Obras de Rio Azul faz melhorias em estradas e serviços de manutenção

Secretaria Municipal de Viação, Obras e Serviços Urbanos de Rio Azul atua diariamente para atender a população com serviços de conservação e melhorias de estradas, terraplanagens, bueiros, construção e reformas de pontes, limpeza de ruas, manutenção de praças, dentre outros.
As equipes de funcionários trabalham de segunda a sábado e são coordenadas pelo secretário Ari Antonio de Andrade.


Secretaria de Obras de Rio Azul
Atualmente, a Secretaria Obras mantém duas equipes atuando na construção de pontes e bueiros, duas equipes de limpeza e manutenção de espaços públicos na cidade, além dos funcionários que realizam os serviços de patrolamento e cascalhamento tanto na área rural, como no quadro urbano de Rio Azul.

Para a execução dos trabalhos, Ari conta que os servidores públicos utilizam quatro motoniveladoras (uma em manutenção), cinco pás-carregadeiras (uma em manutenção), cinco retroescavadeiras, sete caminhões caçambas truques, uma carregadeira, uma escavadeira hidráulica e um rolo compactador.
Também foi adquirido, este ano, pelo município de Rio Azul um caminhão prancha para o transporte das máquinas até os locais de trabalho. "Isso facilitou e agilizou os serviços", comenta o secretário de Obras.

Secretaria de Obras de Rio Azul
O prefeito de Rio Azul, Silvio Paulo Girardi enfatiza que sua administração tem se esforçado para  atender bem os moradores da área rural com estradas, terraplanagens, pontes e bueiros. "Temos quase 70% da nossa população na área rural. Da área rural vem mais de 60% da nossa renda. Temos que nos dedicar a esta população", ressalta Girardi.

Ele acredita na integração campo-cidade, pois a renda obtida pelos produtores rurais com as safras movimenta o comércio local. "Se não tiver geração de renda na área rural, isto vai se refletir em todo o município, por isto a nossa preocupação para o escoamento da safra", afirma o prefeito.
Outro aspecto primordial no que diz respeito à conservação das estradas rurais é para que crianças e adolescentes possam ter acesso às escolas.
Secretaria de Obras de Rio Azul

O transporte escolar em Rio Azul atende, segundo Girardi, mais de mil estudantes todos os dias. Os ônibus escolares precisam percorrer estradas de diversas localidades rurais, pois no município predominam os minifúndios, em que é desenvolvida a agricultura familiar.

Entre os meses de janeiro e outubro de 2014, a Secretaria Municipal de Viação, Obras e Serviços Urbanos de Rio Azul executou diversos serviços, dentre os quais:

Cascalhamento do interior

Foram concluídos vários quilômetros de colocação de cascalho e pedras britas em trechos de maior necessidade nas estradas. O cascalhamento foi realizado nas estradas principais (escolares) e em estradas secundárias onde os produtores rurais não tinham condições de sair de suas propriedades.
Foram atendidos os trechos mais críticos das comunidades: Marumbi dos Ribeiros; Areia Branca; Posinho; Pinhalzinho; Cerro Azul; Água Quente dos Rosas; Rio Vinagre; Rio Azul de Cima; Rio Azul dos Paulas;  Colônia Cachoeira; Invernada; Braço do Potinga.

Escoamento das águas

Foram realizados um total de 6 mil metros de valeteamentos em todo o município, sendo para escoamento e limpeza de bueiros e escoamento de água das estradas principais.
Os trabalhos foram executados pelos funcionários públicos utilizando retroescavadeira.

Patrolamento

Neste ano, foram realizados serviços de patrolamento em 70% das estradas do município, tanto nas principais, como nas vicinais. As estradas escolares receberam patrolamento por pelo menos três vezes ao longo do ano.

Patrulha do Campo

Os serviços de alargamento de estradas, manutenção e melhorias com patrolamento e/ou cascalhamento foram desenvolvidos através do Programa Patrulha do Campo, do governo estadual, entre Rio Azul dos Soares e Braço do Potinga, em uma extensão de 18 quilômetros.
De acordo com o secretário de Obras, Ari Antonio de Andrade, "não houve o término dos serviços devido à necessidade de retirada dos equipamentos, mas em 2015 as máquinas retornam para finalizar o projeto".

Pontes

No interior do município houve a conclusão e liberação de três obras grandes: as pontes nas comunidades de Água Quente dos Rosas, Barra da Cachoeira e Marumbi dos Elias, todas alargadas.
Também foi construída a primeira com cabeceira em concreto em uma ponte situada na comunidade de Pinhalzinho, além de mais 62 obras em pontes de diversas localidades. Foram pontes novas, reformadas e pontilhões concluídos pelo interior do município.

Bueiros e manilhamento

Foram construídos 225 bueiros espalhados pelo interior do município e realizados mais de 600 metros de manilhamento, distribuídos na cidade e interior do município.

Terraplanagens

Foram feitas mais de 580 terraplanagens no interior e na cidade.  Realizados mais de 89 aberturas de fossas nas residências e de 25 covas para silagem.
Foram transportadas mais de 680 cargas de terra para aterro e melhoramento de terrenos no quadro urbano do município.

Ocorreram mais de 190 preenchimento de alicerce e acertos de terras em construções no município. 

Pedra brita e outros serviços

Foram espalhadas em torno de 70 km de pedra brita em diversas estradas do município. E feitas mais de 200 alargamentos e aberturas de estradas do município.
Ocorreu o melhoramento de várias estradas de acesso e escoamento atoleiros das lavouras no município. Houve a construção de 90 bebedouros de água para criação no interior do município.

Urbanismo

No segundo semestre, foram executadas melhorias nas ruas da cidade, com a aplicação de pedra britada. Ocorre manutenção periódica em áreas verdes: roçadas, arborização e manutenção em canteiros e praças do município.

A Secretaria Municipal de Viação, Obras e Serviços Urbanos de Rio Azul também desenvolve a manutenção de toda a infraestrutura das áreas de esporte e lazer, como estádio municipal, ginásio de esportes e Parque da Pedreira.

Ainda realiza serviços de pinturas em praças, escolas e demais prédios públicos do município, faz a manutenção necessária nas escolas, onde também atua em parceria na execução de jardins.
Outros serviços executados são: construção e manutenção de grelhas e bocas de lobo; e a pintura de faixas de sinalização de pedestres nas ruas.



Da Redação/Hoje Centro Sul