Secretaria de Saúde realiza ações referentes ao Dia Mundial de Combate a Aids

 Dia 1º de dezembro é dia Mundial de Luta Contra a AIDS, sendo decidido pela Assembléia Mundial e Saúde em outubro de 1987, tendo o apoio das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

Neste ano, a campanha no município tem como objetivo sensibilizar e conscientizar toda a população para a magnitude da doença, que ainda é muitas vezes taxada com preconceito. Em Irati, de 2010 a outubro de 2014 foram notificados 27 casos da doença, sendo 11 no sexo feminino e 15 no masculino.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o teste rápido para o diagnóstico do HIV que está disponível desde 2008. Para fazer o teste rápido basta procurar a Unidade de Saúde próxima de sua casa ou então o Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado na Rua Getúlio Vargas, 377, próximo à Farmácia Municipal. É necessário levar um documento com foto.

Nos dias 2 e 3 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma ação preventiva, através do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, onde membros da secretaria estão distribuindo, materiais informativos, preservativos e oferta de teste rápido na Unicentro.

Secom Prefeitura de Irati
Fotos: Divisão de Comunicação - Unicentro Campus Irati