Política em questão

Alagamentos

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Irati, neste dia 15, os vereadores disseram que irão sugerir ao Executivo que utilize os recursos a serem devolvidos pela Câmara, ao final de 2014, para a limpeza de bueiros e dragagem de rios. Isto, devido aos pontos de alagamento que se formaram em Irati, no dia 11, após chuva intensa durante cerca de uma hora. Alguns empresários estiveram na sessão e incentivaram os edis a tomarem esta medida, que busca a solução imediata para os alagamentos.

Boa notícia

Na tarde desta quarta-feira (17), acontece a inauguração da Unidade de Cuidados Continuados Integrados, no Hospital Darcy em Rebouças.  Depois de todas as recentes más notícias que assolaram a instituição - pagamento atrasado de pessoal, falta de materiais de trabalho -, agora, algo a ser comemorado.

Questionamentos

A última reunião do ano do Conselho Municipal de Saúde de Irati, que ocorreu no dia 11, foi movimentada.  Além dos conselheiros, participaram integrantes do Observatório Social e da Prefeitura Municipal de Irati. Até mesmo o prefeito Odilon Burgath (PT) esteve presente para esclarecer dúvidas quanto a Unidade de Pronto Atendimento 24h da Vila São João. Foram tantos e tão insistentes os questionamentos que, em certo momento, Burgath disse: "o que aparenta que está acontecendo é falta de confiança na nossa administração". A presidente do Conselho de Saúde, Maria Luiza dos Passos negou. Quem também negou que há falta de confiança na administração petista foi o diretor da 4a Regional de Saúde, João Almeida Júnior, filiado ao PSDB.

Democracia 

Apesar de alguns instantes um tanto quanto "tensos", a reunião do Conselho Municipal de Saúde de Irati foi altamente esclarecedora. Todos tiveram espaço para sanar suas dúvidas sobre a UPA 24h da Vila São João e sobre os demais investimentos em saúde no município. As explicações foram dadas pelo prefeito de Irati - que afirmou não ter se sentido pressionado com as perguntas - e secretários municipais. Os integrantes do Conselho de Saúde e do Observatório Social estão fiscalizando muito mais a aplicação dos recursos públicos que muitos vereadores.

Alep revoga feriado

Nesta terça-feira (16), a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o projeto de lei de autoria do deputado Valdir Rossoni (PSDB) que consagra o dia 19 de dezembro como a data da Emancipação Política do Estado do Paraná, mas ressalvando que a data não se constitui em feriado civil. Com isto, fica revogada a Lei nº 4.658, de 18 de dezembro de 1962, que dispõe sobre a matéria.

Câmaras

As câmaras municipais da região Centro Sul fizeram ou farão em breve as eleições para a escolha dos novos presidentes, vice-presidentes e secretários. Confira na próxima edição do Hoje Centro Sul quem são os novos componentes das mesas diretoras das câmaras municipais da região.