Magia do Natal: Bosque Encantado surpreende iratienses



Surpresa. Encantamento. Magia. Em meio a cenários natalinos, crianças,  jovens, adultos e idosos  se deslumbraram com neve, duendes, fadas, esquilos, renas, pombos-correios, dispostos em um ambiente repleto de luzes coloridas: O Bosque Encantado. Cuidadosamente elaborado, o local de morada do Papai Noel foi aberto para a visitação pública na noite de domingo (30), logo após da Parada de Natal. 
A presidente do Provopar Municipal, Andreia Seidl, conta que o trabalho de criação do Bosque Encantado teve início em junho. Entretanto, devido às enchentes daquele mês, foi preciso paralisar os serviços. Depois, Andreia ressalta que houve grande envolvimento de toda a equipe da administração  e foi possível construir o Bosque Encantado. A preparação do belo espaço natalino foi retomada em setembro.

O prefeito Odilon Burgath acredita que o esforço valeu a pena, sobretudo para que as famílias se envolvam com a magia natalina e terminem o ano de maneira alegre. "Foram semanas e semanas de dedicação, adequando, limpando construindo a casa, os caminhos, iluminando e deixando este espaço que é para a família iratiense. Além disso, queremos realizar aqui outros eventos além do Natal, como a Páscoa e encontros culturais. Portanto, é um presente para todos, neste ano difícil que tivemos com a maior enchente de nossa história, com muitos prejuízos para recuperar, e terminamos o ano de maneira alegre, com um presente de natal para a família” , enfatiza.

Com a criação do Espaço da Cidadania na rua Frei Jaime e do novo local para encontros culturais e comemorações como o Natal e a Pascoa, a administração municipal pretende incentivar o turismo em Irati. Burgth cita que Gramado, a cidade brasileira conhecida pelo espetáculo de Natal,  iniciou a proposta de atração de turistas com iniciativas como a de Irati, que ainda é tímida, mas pode vir a crescer.  

No Bosque Encantado, em Irati, os visitantes vão encontrar "neve", um lago com peixes, a Casa Mágica e um jardim que mexe com os sentidos e com o lúdico. Diversos objetos decorativos como presentes, bolas de natal e renas são ótimas opções para fotografar e brincar. Mais de 500 mil pontos luminosos tornam o clima deslumbrante, em que árvores, plantas, bancos e  luzes, cores, integram-se aos personagens natalinos.

Parada de Natal
Músicos das fanfarras Famurse e Guarda Mirim, duendes, fadas, personagens do imaginário infantil, crianças, artistas, bailarinos de grupos de teatro e dança, acompanharam o Papai Noel e Mamãe Noel na Parada de Natal. Eles percorreram ruas centrais de Irati, no trajeto entre a Prefeitura de Irati e o Provopar Municipal.
Com muita alegria, os participantes da Parada de Natal fizeram números artísticos e cumprimentaram o público nas ruas. Na chegada ao Provopar, foram recepcionados pelo prefeito e pela presidente do Provopar, que declararam abertas as festividades natalinas.


Programação
Local: Rua Alfredo Bufrem, no Provopar
03/12 – Quarta-Feira – 19h30 - CMEI João Paulo II
04/12 – Quinta-feira – 19h30 - CMEI Clari Gomes Pedro; CMEI Irmã Ana
05/12 – Sexta-feira – 19h30 - Escola Municipal do Pirapó
06/12 – Sábado - 20h00 - Grupo de Canto João Paulo II; BRASPOL e Coral da Igreja Evangélica Assembléia de Deus
07/12 – Domingo – 20h00 – FAMURSEE
08/12 – Segunda-feira - 19h30 - CMEI Santo Antônio; CMEI Alexandre Iarema
09/12 – Terça-feira - 19h30 – CMEI Planalto Futuro; Escola Mafalda Sotti Lopes
10/12 – Quarta-feira - 19h30 - CMEI Dona Candinha; CMEI Orquídeas
11/12 – Quinta-feira - 19h30 - CMEI Anjo da Guarda
12/12 – Sexta-feira – 20h00 - Coral da Igreja Evangélica Assembléia de Deus
13/12 – Sábado – 20h00 - Grupo de Serestas de Irati
14/12 – Domingo - 20h00 - Gabriel Sater
15/12 – Segunda-feira - 19h30 - CMEI Madre Tereza de Calcutá; CMEI Padre Pedro
16/12 – Terça-feira – 20h00 - Grupo de Louvor Joias de Cristo
17/12 – Quarta-feira – 19h30 - João Lucas, Neto Pabis e Thiago Ferreira - acordeon
18/12 – Quinta-feira – 20h00 - Turma de ballet da Academia Bravo
19/12 – Sexta-feira - 20h00 - Ministério de Louvor da Comunidade Alcance
20/12 – Sábado – 20h00minh - Músicas Italianas com Daniel Zanlorensi
21/12 – Domingo – 20h00 - Grupo de Serestas de Irati
22/12 – Segunda-feira - 20h00 - Dr. Cássio e Seu Trompete


Texto e fotos : Letícia Torres/ Hoje Centro Sul