Hospital Dona Darcy Vargas está com falta de materiais

Após a mobilização dos funcionários do Hospital Dona Darcy Vargas, de Rebouças, pelo pagamento dos salários atrasados e reivindicação pelo afastamento do ex-diretor da instituição, o Hospital passa por nova dificuldade. Segundo funcionários, há falta de materiais para atendimento.

 Kyene Becker/Hoje Centro Sul
A auxiliar de escritório e responsável pelo setor financeiro e de compras do Hospital Dona Darcy Vargas, Rosinéia Aparecida Calgaro, explica que novos materiais serão adquiridos com o recurso pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Com o recurso que veio do SUS, neste mês, nós vamos conseguir comprar os materiais e conseguir respirar um pouco. Então, a tendência é que a situação se regularize”. Ela conta que apesar das dificuldades, os atendimentos estão sendo realizados normalmente e não há perigo do Hospital cancelar consultas. “Nós emprestamos da Secretaria da Saúde alguns materiais, outras coisas nós pegamos na farmácia, como materiais mais simples. Nós estamos trabalhando com o que temos. Não há perigo do hospital fechar as portas, nem nada do tipo. Está tudo se regularizando aos poucos”, afirma.

Segundo Rosinéia, o Hospital pretende reativar o programa de sócios com o objetivo de ampliar a arrecadação. “Nós vamos pedir a colaboração das pessoas que eram sócias do hospital, tentar fazer um programa de recuperação. Nós perdemos muitos sócios e isso diminuiu bastante a arrecadação. Nós também tentaremos outros meios de conseguir recursos”, ressalta.
Ela ainda destaca que os moradores que tiverem interesse em ajudar o Hospital podem entrar em contato com a administração da entidade ou fazer contribuições espontâneas através do comércio do município. “Quem quiser ajudar o hospital, pode contatar a administração para fazer o cadastro de sócio. As pessoas que quiserem contribuir com doações espontâneas podem procurar o hospital ou depositar nas caixas de contribuição que existem em alguns pontos do comércio de Rebouças”, completa.

Salários atrasados

Os funcionários do Hospital Dona Darcy Vargas iniciaram uma greve no último dia 18. A reivindicação era pelo pagamento dos salários atrasados e afastamento do ex-diretor da instituição. Eles retornaram ao trabalho na noite do dia 20, após o anúncio do afastamento imediato do responsável pela direção e proposta de pagamento dos três meses de salários atrasados.
Na última semana, a Câmara de Vereadores devolveu para a Prefeitura Municipal de Rebouças o valor de R$54 mil para o pagamento dos funcionários, o que equivale à folha salarial de um mês. Um empréstimo realizado junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$115 mil, que foi liberado na última quinta-feira (27), deve cobrir as outras duas parcelas em atraso.

 Kyene Becker