Vereadores mirins visitam ALEP e o Palácio Iguaçu



Foi perceptível a euforia de cada vereador ao acompanhar de perto as manifestações no Plenário e a atuação dos deputados

Os vereadores mirins e seus respectivos suplentes realizaram no dia 4 de novembro visita a Assembleia Legislativa do Paraná e ao Palácio Iguaçu. Acompanhados das coordenadoras das escolas, da diretora geral da Câmara Ana Paula Kengerski e dos vereadores Rafael Felipe Lucas, Valdenei Cabral da Silva, Antonio Celso de Souza e Wilson Karas, os mirins puderam conhecer de perto a realidade dos deputados estaduais paranaenses.

Assessoria

A atividade faz parte do projeto Câmara Mirim, que tem o objetivo de levar ao conhecimento dos estudantes a rotina dos poderes públicos (legislativo e executivo), contribuindo para a formação da cidadania e para o desenvolvimento do espírito crítico de cada um.

O Deputado Estadual Felipe Lucas abriu as portas do seu gabinete para que as crianças pudessem conhecer o dia a dia de um parlamentar, a experiência de participar do processo legislativo e a importância da contribuição política de todos. Felipe também repassou palavras de incentivo às crianças para que as mesmas se envolvam nas questões políticas a fim de fazerem a diferença no futuro.

Assessoria
O deputado também conduziu as crianças até o Plenário, onde estava ocorrendo uma importante votação do Projeto de Lei nº 434/2014. Os mirins presenciaram a manifestação popular que estava ocorrendo, compreendendo de perto a importância da participação de todos nas decisões públicas. 

Durante a visita ao Plenário, o Presidente da ALEP, Valdir Rossoni, cumprimentou a equipe da Câmara de Irati, elogiou os mirins e destacou a importância deste projeto para a democracia. A imagem dos alunos e da equipe foi reproduzida na tela com transmissão ao vivo para a TV Assembleia. Para os alunos, foi o auge do evento. Eles ficaram muito empolgados.

Já no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado, os mirins acompanhados dos cerimoniais da Casa puderam conhecer o hall de entrada que conta com inúmeras exposições culturais, a Capela inaugurada em 29 de março de 1955, o jardim que dispõe do Mapa do Paraná, confeccionado pelo artista Miguel Roger, entre outros espaços.  

De acordo com a Presidente da Câmara Mirim, Maria Eduarda de Oliveira Mumbach, que agradeceu em nome de todos os demais mirins, “essa experiência nos faz pensar cada vez mais coletivamente. Percebemos a importância dos projetos de lei, que visam melhores condições para as cidades. Foi, sem dúvida, muito gratificante participar dessa visita, pois vivenciamos o dia a dia dos nossos representantes no Paraná”.

Os alunos aproveitaram muito todos os momentos. Foi perceptível a euforia de cada um na volta, dentro do ônibus, os quais não paravam de comentar e rever as fotografias. Os vereadores Rafael, Valdenei, Antonio Celso e Wilson destacaram a importância do projeto, que visa aproximar os jovens da política, fortalecer a democracia e exercitar a cidadania. “Estas crianças representam o nosso futuro, portanto, precisam desde cedo estar antenados no contexto político social do município, elaborando propostas, que atendam interesses coletivos, inovando e transformando politicamente a realidade”, concluem.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Mirim de Irati, que encerra os trabalhos da gestão 2014, será realizada na próxima semana, dia 14 de outubro, às 9 horas, quando ocorrerá a segunda votação do Projeto de Lei nº 001/2014, que propõe ao executivo municipal a instituição da Semana da Música no âmbito escolar.  


Assessoria de Comunicação