Terá início a construção da UPA 24 horas na Vila São João

No fim de outubro, Odilon Burgath, prefeito de Irati, assinou a ordem de serviço para a execução de obras e serviços de engenharia para a construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas que beneficiará a população do entorno da Vila São João.

Segundo o empreiteiro responsável da obra, Emanoel Martins, a previsão de início das obras é já na próxima segunda-feira, 10, com os serviços de terraplanagem, tendo como período estimado para a conclusão da obra em dezembro de 2015.

Serão, ao todo construídos, 1.121,96m² para o atendimento à população. “Era uma de nossas grandes propostas, a construção da UPA da Vila São João, e isso se transforma em realidade agora com essa assinatura. Em poucos dias, a empresa que venceu o processo licitatório dará início a obra. Serão investidos mais de R$2milhões, sendo que, teremos a parceria do Governo Federal para a aquisição de móveis, de equipamentos, com custeio mensal de R$200mil também no atendimento da UPA 24 horas, para contratação de profissionais. Esse é um momento de festa para a Administração Pública de Irati, estar cumprindo com uma das grandes metas que era na área da saúde, de descentralizar o serviço oferecido, portanto estamos felizes de proporcionar um significativo avanço de qualidade no serviço público de saúde”, relata Odilon.

A UPA 24 horas é uma importante conquista para toda a comunidade Iratiense, uma vez que irá proporcionar, aos usuários estrutura física adequada e ampla, com mobiliários e equipamentos novos, além de estar localizada numa região central, onde há aproximadamente 5mil moradores, além da população que transita pela região, e compra utilidades no comércio local.

No local serão feitos atendimentos de urgência e emergência, propiciando qualidade de atendimento ao usuário, com consultórios médicos, sala de urgência, recepção ampla, e copa de distribuição de alimentos. O Secretário Municipal de Saúde, Anderson Sprada conta, que além de toda a estrutura que será oferecida aos usuários do Pronto Atendimento, a UPA terá ainda um gerador de energia de emergência. “Vale lembrar também que o projeto prevê um gerador de energia de emergência, que entrará em funcionamento no caso de falta de energia, não cessando os atendimentos,” conta Anderson.

Além disso, a estrutura física da UPA comtemplará a central de processamento, que será utilizado para a limpeza, preparo, esterilização e armazenagem de todos os instrumentais médicos cirúrgicos utilizadas pelas unidades básicas, de acordo com o que preconiza a RDC-15. “Irati ainda receberá um incentivo do governo federal, para que caso haja a qualificação do local, haja uma ampliação no serviço. Isso é de suma importância porque hoje, o nosso Pronto Atendimento não recebe nenhum recurso como este, correndo tudo por conta do município. Desta forma, poderemos aprimorar a equipe que trabalhará na Unidade de Pronto Atendimento, bem como, proporcionar um Atendimento de melhor qualidade, ágil e que corresponda às necessidades da população,” conclui Anderson.

Além de todos os benefícios, estima-se que aproximadamente 80 pessoas trabalharão no local, gerando novos empregos, entre médicos, enfermeiros, zelador e socorristas, que trabalharão na Unidade de Pronto Atendimento da Vila São João.


Secom Prefeitura de Irati