Rio Azul realiza programa de Inclusão Social da Pessoa Idosa

A Biblioteca Cidadã em parceria com a Companhia de Informática do Paraná – Celepar e  a Prefeitura Municipal estão realizando o programa desenvolvido em todo Paraná chamado Inclusão Social da Pessoa Idosa. E esta iniciativa, pioneira na região, acaba de formar a primeira turma de idosos.


Assessoria PMRA
Os 16 formandos receberam os certificados de conclusão do curso digital no dia  30 de outubro nas dependências do Espaço Cultural em Rio Azul.

De acordo com a monitora Terezinha Aparecida MarkoviczGueltes, ocurso aconteceu de 01 a 12 de setembro, sendo três turmas com aulas todos os dias e duração de duas horas cada aula, nos períodos manhã, tarde e noite, totalizando 20 horas.

“O objetivo é promover a inclusão do idoso no mundo digital, a fim de permitir uma interação maior no relacionamento familiar e social. É uma capacitação dirigida aos idosos, para que eles possam usar as ferramentas da informática no dia a dia deles. Este projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa vem ao encontro do trabalho desenvolvido pela biblioteca de atenção aos idosos, que é o fortalecimento dos vínculos familiares, não só da criança, do adolescente, mas também do idoso”, comentou Terezinha, que juntamente com Marcio AdrianiChauszcz, são os monitores responsáveis pelo curso, e pela biblioteca.

Segundo Terezinha, é um trabalho de prevenção, na medida em que os participantes vão aos poucos aprendendo a criar um e-mail, um perfil no facebook, para conversar e se relacionar com os familiares, filhos e netos. O curso de informática de inclusão da pessoa idosa visa integrar o idoso à família e à sociedade. “Fomos expondo ao grupo que existem muitas atividades a partir da tecnologia de informação, que habitualmente são voltadas para ao jovem na preparação para o mercado de trabalho. O idoso ao longo de sua vida foi coletando informações, armazenando, criando um acervo. Entretanto, nesta fase da vida, o idoso começa a ficar isolado da família, em razão das pessoas usarem a tecnologia constantemente. Nosso intuito é fazer com que os idosos, com todo esse conhecimento adquirido na sua vida, agora não fiquem marginalizados, e se aproximem do filho ou do neto que muitas vezes moram longe utilizando a internet, que entendam o que é uma mensagem por e-mail, e que ele comece a ter mais facilidade nessa convivência na família e com o mundo atual”, comenta Terezinha.

Esta foi a primeira edição de 2014 do Programa de Inclusão Social da Pessoa Idosa, que aconteceu  de 01 a 12 de setembro, na Biblioteca Cidadã Professora Ivete Padilha Estival em Rio Azul.
A cerimônia de entrega de certificados contou com a presença do prefeito Silvio Paulo Girardi e do supervisor do Núcleo Regional da Celepar, em Ponta Grossa, Francisco Maia Neto. “É muito bom saber que os nossos idosos estão tendo essa oportunidade, de aprender e inserir-se no mundo da tecnologia da informação. Temos agora em Rio Azul dois telecentros que estão à disposição de toda a população, com computadores ligados a internet, um na biblioteca cidadã e outro, recentemente implantado, no antigo matadouro municipal, espaço que foi revitalizado e tem sua estrutura predial preservada como marco integrante da história do município. São dois ambientes que a população pode usar de maneira gratuita. É o município oportunizando o acesso ao conhecimento e a informação para todos”, comentou o prefeito.

Assessoria PMRA