![]() |
Assessoria PMRA |
De acordo com a monitora Terezinha Aparecida MarkoviczGueltes, ocurso aconteceu de 01 a 12 de setembro, sendo três turmas com aulas todos os dias e duração de duas horas cada aula, nos períodos manhã, tarde e noite, totalizando 20 horas.
“O objetivo é promover a inclusão do idoso no mundo digital, a fim de permitir uma interação maior no relacionamento familiar e social. É uma capacitação dirigida aos idosos, para que eles possam usar as ferramentas da informática no dia a dia deles. Este projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa vem ao encontro do trabalho desenvolvido pela biblioteca de atenção aos idosos, que é o fortalecimento dos vínculos familiares, não só da criança, do adolescente, mas também do idoso”, comentou Terezinha, que juntamente com Marcio AdrianiChauszcz, são os monitores responsáveis pelo curso, e pela biblioteca.
Segundo Terezinha, é um trabalho de prevenção, na medida em que os participantes vão aos poucos aprendendo a criar um e-mail, um perfil no facebook, para conversar e se relacionar com os familiares, filhos e netos. O curso de informática de inclusão da pessoa idosa visa integrar o idoso à família e à sociedade. “Fomos expondo ao grupo que existem muitas atividades a partir da tecnologia de informação, que habitualmente são voltadas para ao jovem na preparação para o mercado de trabalho. O idoso ao longo de sua vida foi coletando informações, armazenando, criando um acervo. Entretanto, nesta fase da vida, o idoso começa a ficar isolado da família, em razão das pessoas usarem a tecnologia constantemente. Nosso intuito é fazer com que os idosos, com todo esse conhecimento adquirido na sua vida, agora não fiquem marginalizados, e se aproximem do filho ou do neto que muitas vezes moram longe utilizando a internet, que entendam o que é uma mensagem por e-mail, e que ele comece a ter mais facilidade nessa convivência na família e com o mundo atual”, comenta Terezinha.
Esta foi a primeira edição de 2014 do Programa de Inclusão Social da Pessoa Idosa, que aconteceu de 01 a 12 de setembro, na Biblioteca Cidadã Professora Ivete Padilha Estival em Rio Azul.
A cerimônia de entrega de certificados contou com a presença do prefeito Silvio Paulo Girardi e do supervisor do Núcleo Regional da Celepar, em Ponta Grossa, Francisco Maia Neto. “É muito bom saber que os nossos idosos estão tendo essa oportunidade, de aprender e inserir-se no mundo da tecnologia da informação. Temos agora em Rio Azul dois telecentros que estão à disposição de toda a população, com computadores ligados a internet, um na biblioteca cidadã e outro, recentemente implantado, no antigo matadouro municipal, espaço que foi revitalizado e tem sua estrutura predial preservada como marco integrante da história do município. São dois ambientes que a população pode usar de maneira gratuita. É o município oportunizando o acesso ao conhecimento e a informação para todos”, comentou o prefeito.
Assessoria PMRA