Programa de Aquisição de Alimentos 2014 é lançado em Irati

A Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, lançou na última quarta-feira, 29, o Programa de Aquisição de Alimentos- Modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA) neste ano. O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais e da região, além de produtores rurais que representaram suas associações.
O prefeito de Irati, Odilon Burgath, participou do evento e reiterou a importância para o município em ter um programa como este. “O projeto PAA, que é do Governo Federal, foi muito bem pensado para poder dar sustentação aos produtores, porque a grande maioria de propriedades rurais do Brasil é de agricultores familiares, então temos a felicidade de terminar o ano com este programa distribuindo cerca de 53 mil reais de alimentos” Odilon

Assessoria PMI
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Werner Fuchs, explica que o projeto facilitará para todos os envolvidos.
“O PAA é um projeto muito inteligente, antigamente eram entregues cestas básicas, tíquete de leite, e isso acabou. O PAA hoje liga o agricultor, que está produzindo, e entrega direto às entidades de desenvolvimento social de combate à fome, que custeia toda esta parte. Então o agricultor tem uma renda garantida e as entidades podem se programar para ver o quanto de alimentos irão necessitar e fazer o pedido”, conta Fuchs.

O Projeto propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Um dos presentes no evento, agricultor familiar e agroecologista da comunidade do Arroio Grande, Gelson Luiz de Paula, fala dos benefícios do programa para os agricultores. “Sempre trabalhei com agricultura e tenho amor em plantar e produzir alimentos saudáveis, que vão preservar e proteger a vida de quem vai consumir. O PAA é um projeto muito bom, que vem contribuindo com vários agricultores e fornecendo alimentos saudáveis para várias instituições”, explica Gelson.

Os agricultores e entidades que serão beneficiados, puderam fazer os cadastros e sanar todas as dúvidas sobre o programa, que é implementado por meio de cinco modalidades, em parcerias com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab),governos estaduais e municipais. 

O secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Claudio Ramos, destaca a participação dos interessados no projeto. “Acredito que a interação das entidades e conselhos, que estão hoje aqui presentes, fará com que o PAA seja um sucesso, essa união mostra que o projeto está no caminho certo”, relata Claudio.


Assessoria PMI