Produção do Pêssego em Irati pode chegar a 230 toneladas em 2014

Irati tem uma área de produção de pêssego com cerca de 28 hectares, com 32 fruticultores espalhados pelo município. Para 2014 a expectativa de produção é animadora, são estimadas 230 toneladas de pêssego das diversas variedades, como chimarrita, coral, marli, eragil, chiripá, ouro, charme, dentre outras variedades produzidas.


Secom Prefeitura de Irati
Em 2013, devido as condições climáticas desfavoráveis, como neve e geada intensa, a produção foi afetada em mais de 50%. O Secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Claudio Ramos, conta sobre a importância da produção da fruta ao município. “A nossa cidade, tem em sua produção, vários tipos de alimentos, dentre elas podemos destacar o pêssego, que só em área de plantação chega a 28 hectares, sendo um importante alimento produzido na cidade. Além disso, nossos produtores têm em sua produção diferentes tipos da fruta, o que enriquece ainda mais Irati,” destaca Claudio.

Um desses fruticultores é Augusto Szvaiczuk, que produz pêssego há aproximadamente 20 anos, para ele, a produção da fruta é uma forma de sobrevivência. “O pêssego pra mim é uma renda de sobrevivência, não sei qual é o diferencial do nosso pêssego, mas a fruta produzida em Irati é muito boa, e a população gosta muito do nosso pêssego.”, conta Augusto.
O pêssego produzido na cidade é uma oportunidade de produção para os agricultores familiares, o Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal de Irati, Antonio Sidnei Martins, explica como é a produção em Irati. “Nós temos uma área de 28 hectares, em relação ao estado, não é uma área tão grande, mas, é uma oportunidade de diversificação para os agricultores familiares, que são pequenos produtores”, explica Antonio. 

Secom Prefeitura de Irati
A colheita do pêssego é um trabalho minucioso, que exige paciência e técnica, Danuta Szvaiczuk, trabalha juntamente com seu esposo, desde que foi adquirida a propriedade no município há 20 anos. “Eu escolho a fruta maior e a mais colorida, nosso trabalho tem que ser bem cuidadoso, pois a fruta é delicada, se jogarmos com força no balde a fruta fica magoada”, conta Danuta.

36ª Festa do Pêssego de Irati – 05 a 07 de dezembro
Este ano o evento será uma oportunidade para que toda a população da região possa comprar diversas variedades da fruta que são produzidas no município pelo seu Augusto, e muitos outros fruticultores da cidade. Estarão expondo, este ano, mais de 15 produtores. Segundo Antonio Martins, “a Festa do Pêssego é um evento tradicional, e é um momento dos produtores irem até a cidade, exporem a sua produção e mostrarem aquilo que de bom que conseguiram colher em suas terras”, finaliza.


Secom Prefeitura de Irati