Prefeitura Municipal de Irati: Nota de Esclarecimento Público referente à multa recebida pelo IAP

Dia 17 de novembro, a Prefeitura Municipal de Irati foi notificada pelo Instituto Ambiental do Paraná, por danos em Áreas de Preservação Permanente, mediante a abertura da rua e movimentação de solos as margens do “Arroio do Meio”, zona urbana do município, sem a devida autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em área correspondente a 1.000m².


@Paulo Henrique Sava/Najuá
Sobre a referida multa a Prefeitura de Irati esclarece que:
- A notificação foi enviada para a Prefeitura Municipal de Irati, após a realização do serviço de limpeza de uma área que havia sido incendiada, para atendimento a família que reside no local. A equipe do Pátio de Máquinas, da Secretaria de Obras, ao realizar os serviços de limpeza teve a necessidade de fazer uma trilha para chegar ao local, visto que o acesso estava impossibilitado.

- Sobre a multa, informamos que a prefeitura irá recorrer, bem como será aberta uma sindicância para verificar o procedimento adotado.
- A partir desta sexta-feira, 21 o problema será resolvido com as seguintes ações: retirada do entulho que ficou na região, limpando assim toda a área afetada com o serviço. Bem como, após esse serviço, será realizado o plantio com árvores nativas, recuperando toda a área que eventualmente tenha sido danificada.
Vale ressaltar, que a Prefeitura Municipal de Irati, tem até o dia 7 de dezembro para apresentar ao IAP a defesa administrativa. Mesmo assim, já adota medidas que dêem resolutividade ao tema, reconstituindo a área ambiental agredida.

Secom Prefeitura de Irati