Irati recebe equipamentos e mobiliários para Saúde

Anderson Sprada

Na manhã desta quinta-feira, 27, o município de Irati recebeu diversos equipamentos e mobiliários que serão utilizados pelas Unidades Básicas de Saúde do Município. São mais R$500.000,00 em equipamentos, dentre eles: computadores, autoclaves, macas, mesas, armários, cadeiras, longarinas, otoscópios, dermatoscópios, eletrocardiógrafos, desfibriladores, carrinhos de emergências, laringoscópios, etc. Os recursos vêm de projeto encaminhado ao Ministério da Saúde e Fundo Nacional de Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde e de Planejamento.

 Em outubro deste ano, Irati já recebeu parte dos 553 itens pleiteados e licitados. O Prefeito de Irati, Odilon Burgath, fala sobre essa conquista para o município. “É um projeto histórico para a saúde de Irati, tanto em quantidade, quanto em valor. O valor total da proposta é de R$ 581.897,75, e os 553 itens qualificarão os atendimentos nas unidades de saúde de: Gonçalves Júnior, Guamirim, Ademar Vieira de Araújo, Vila São João, Riozinho, Rio Bonito, Lagoa e Ildefonso Zanetti”, relata Odilon.

Secom Prefeitura de Irati
O Secretário Municipal de Saúde, Anderson Sprada, explica que é uma satisfação poder estar entregando todos esses equipamentos após um grande trabalho realizado por toda equipe da Secretaria de Saúde. “Hoje entregamos a maior parte destes 553 itens licitados, e temos a grata satisfação de poder fazer a entrega destes equipamentos aos funcionários de nossas unidades de saúde, equipamentos estes que ajudarão a garantir que as atividades e procedimentos de saúde realizados nas UBS estejam de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde e o SUS. Sabemos que a estrutura de uma UBS relaciona-se diretamente com a qualidade do atendimento, por isso não medimos esforços para que o nosso pleito, tanto na aquisição destes equipamentos, quanto na reforma e ampliação das unidades de saúde fossem aprovados e destinados às equipes e principalmente à população Iratiense”, explica Anderson.
O enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família de Rio Bonito e coordenador da Atenção Básica Municipal, Leandro Ditzel, relata que os atendimentos melhorarão devido aos novos equipamentos. “Será um grande apoio para as unidades, no sentido de trazer condições melhores de trabalhos para o atendimento dos pacientes”, conta Leandro.
Para o Ouvidor Municipal do Sistema Único de Saúde, Agostinho Vanderlei Basso, o grande volume de equipamentos é um marco para a história da saúde iratiense. “É um momento histórico para a saúde pública de Irati, pois estou há mais de dez anos na Secretaria de Saúde, e nunca houve um volume tão grande de equipamentos entregues. Muitos dos equipamentos que vieram irão substituir os aparelhos que estão desgastados com o tempo de uso, e outros que nunca tinham vindo para a saúde iratiense”, conclui Agostinho.

Secom Prefeitura de Irati