Grupo de Teatro São Francisco de Assis será reativado em Irati

O Grupo de Teatro São Francisco de Assis retomará suas atividades em 2015. A decisão foi tomada em uma reunião realizada nesta quinta-feira, 13, na Capela São Francisco. O grupo terá o apoio da Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico.





História e paralisação das apresentações

O diretor do teatro da paixão, Célio Marcos de Oliveira, o Quinho, fez um breve relato da história da peça. Ele disse que o início foi muito difícil, mas que as conquistas foram surgindo de acordo com a vontade de Deus, e que, se o teatro parasse, seria da mesma forma.

Quando o teatro parou, houve muitas contradições de ideias, desentendimentos e a falta de recursos começou a aparecer nas últimas três edições da apresentação.

“Eu sempre levei o teatro pelo lado espiritual, nunca pelo lado do show. Eu nunca imaginava que nós iríamos levar o nome de Irati para o Brasil inteiro; isso aconteceu por consequência, visto que, quando a gente começou a fazer o teatro, nós éramos o terceiro maior grupo do Brasil e com uma particularidade: era o único que não era dublado”, ressaltou. 

Retomada das apresentações

Porém, em 2015 as apresentações devem ser retomadas com o apoio da Prefeitura de Irati através da Secretaria de Cultura. A retomada do Teatro da Paixão de Cristo era uma promessa de campanha do prefeito Odilon Burgath (PT). 
Em entrevista a Najuá, Quinho demonstrou sua satisfação em ver o esforço da administração municipal em retomar o Teatro da Paixão de Cristo.


Paulo Henrique Sava / Najuá