Fórum Permanente dos Secretários de Finanças e Contadores Públicos é criado


Na terça-feira, dia 18, foi criado oficialmente o Fórum Permanente dos Secretários de Finanças e Contadores Públicos, envolvendo os municípios que fazem parte da Associação de Municípios do Centro Sul do Paraná  (Amcespar) e  da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar).

A primeira reunião foi realizada na sede da Amcespar, em Irati, e estiveram presentes representantes de Irati, Mallet, Rebouças, Imbituva, Inácio Martins, Teixeira Soares, São Mateus do Sul e União da Vitória.

Na ocasião, foi escolhida a mesa diretora da entidade, tendo sido eleito como coordenador Luiz Valdir Slompo de Lara, de Irati. Como coordenadora suplente, Sandra Mara Jung, de União da Vitória; como primeiro secretário, José Santos da Rosa, de Teixeira Soares;  como segundo secretário Cleiton de Lima Lessa, de São Mateus de Sul.

Representantes de São Mateus do Sul
A finalidade do Fórum é a troca de informações e de conhecimentos. "A necessidade de uma troca de experiências entre os municípios desencadearam a ideia do Fórum Permanente e, em uma das reuniões da Amcespar, foi colocado a proposta aos prefeitos que a acataram", afirmou Slompo.
A cada encontro serão trazidos assuntos de áreas distintas. Nesta primeira reunião foram discutidos fiscalização do ISS e nota fiscal eletrônica. No próximo evento, já marcado para março, haverá um debate a respeito de prestação de contas, inclusive, com a possível presença de técnicos do Tribunal de Contas. 

Amsulpar
Representantes de União da Vitória
Em um primeiro momento o intuito é que o Fórum abrangesse somente os municípios da Amcespar. Entretanto, após conversas entre  integrantes Amcespar e o secretário de Fazenda de São Mateus do Sul, observou-se o interesse dos municípios pertencentes à Amsulpar em discutir os mesmos temas. "Houve este entrosamento entre os municípios, em  que os problemas são parecidos. E quanto mais municípios trouxerem e assimilarem experiências de outros é melhor para nossa região", explica Slompo.
As reuniões acontecerão a cada sessenta dias, em quintas-feiras, e serão itinerantes, ou seja, acontecerão em cada um dos município participantes, a fim de haja uma maior integração do grupo.


Texto e Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul





Representantes de Inácio Martins e Teixeira Soares