Festival de Dança Ucraniana encanta público em Irati

No último sábado, 15, a cidade de Irati-PR, foi sede do XXI Festival Nacional de Danças Ucranianas, organizado pelo Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo e apoiado pela Prefeitura Municipal de Irati e Universidade do Centro-Oeste. O evento contou com a presença de 19 Grupos Folclóricos nacionais e internacionais, além da prata da casa, o grupo Ivan Kupalo.


  O Ginásio de Esporte Agostinho Zarpellon Jr. recebeu cerca de 2000 espectadores que puderam ver de perto a rica cultura ucraniana. O presidente do Grupo Ivan Kupalo, Silvério Diedio conta que o evento superou as expectativas. “O festival foi um sucesso absoluto. Todos que vieram ver o espetáculo, com certeza saíram satisfeitos. Todo este trabalho feito, não começou no dia da festa, mas sim, desde que Irati foi escolhida para sediar o evento, e com um intenso trabalho, conseguimos atingir nossa meta que era encantar a todos”, conta Silvério.

O Festival Nacional de Danças Ucranianas surgiu da ideia de reunir todos os Grupos Folclóricos Ucranianos do Brasil em um único espetáculo. O principal objetivo é manter viva a tradição cultural e folclórica, bem como promover a integração e o entrosamento entre os grupos. Presente no festival, o Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath, ressaltou a importância da cidade sediar um importante evento como este. “Qualquer cidade ficaria feliz em receber um festival como este, e Irati não é diferente. Essa interação dos povos traz alegria para todos nós e enriquece nossa cultura”, conta Odilon. 



Um dos tesouros mais valiosos da cultura ucraniana é a arte de dança, e os 500 dançarinos fizeram bonito no palco, conquistando o público e fazendo-os viajar para terras distantes. A Secretária Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Claudete Basen, fala da importância da mistura cultural que o evento trouxe à Irati. “É de grande importância a administração pública, enquanto gestor cultural, valorizar e apoiar os grupos de referência da cidade. Quando o Grupo Ivan Kupalo trouxe o projeto, imediatamente iniciamos os trabalhos, viabilizando: espaço físico, alojamento para mais de 400 bailarinos e também toda estrutura necessária para a apresentação dos 19 grupos presentes, com palco, iluminação e som de qualidade. O evento foi um sucesso, o ginásio ficou lotado, é a arte e etnia ucraniana, sendo respeitada e difundida”, conclui Claudete.


Assessoria PMI
Fotos: Assessoria PMI