Corrida Maluca é destaque na Festa do Seminário Mãe de Deus

Corrida Maluca é destaque na Festa do Seminário Mãe de Deus

Neste final de semana, nos dias 08 e 09, ocorreu a Festa do Seminário Mãe de Deus de Irati. O evento teve início no sábado (08), quando foram servidas costelas preparadas em fogo de chão aos presentes. No domingo (09) ocorreram: cavalgada, missa, almoço com churrasco, leilão  comandado por Roni Surek, futebol e a tradicional Corrida Maluca – que é a corrida envolvendo obstáculos e tarefas diversas, muitas delas engraçadas.  
Houve ainda, animação da festa por Orlandinho Colaço e os Bonitões, que sortearam alguns brindes e, no domingo,  presentearam os participantes do evento com exemplares do Jornal Hoje Centro Sul.

De acordo com o Padre Martinho Luis Hartmann, reitor do Seminário Mãe de Deus, a festa transcorreu conforme as expectativas, reunindo bastante gente tanto no sábado, como no domingo. Ele ressalta os objetivos principais da festa: “chamar as pessoas de Irati e região para conhecer o Seminário, congregar e reunir a comunidade, além de arrecadar fundos para a manutenção do Seminário”.
O apoio da comunidade para viabilizar a festa também foi comentado pelo Padre Martinho. “Destacamos a colaboração do povo na doação de prêmios, na ajuda voluntária para preparar a festa; Foram muitas pessoas envolvidas, que manifestaram o amor que têm pelo Seminário”, enfatizou.
O Seminário Mãe de Deus foi criado em Irati em 1983. A entidade oferece a oportunidade de estudo e contato com os princípios da vida sacerdotal aos internos. Atualmente, cinco meninos estão estudando e residindo no Seminário Mãe de Deus.       

Futebol
Antes da Corrida Maluca, na tarde de domingo, um jogo de futebol entre os Amigos do Seminário e os Amigos da Imprensa foi realizado, com grande participação de integrantes da Rádio Najuá. Familiares e amigos dos competidores também estiveram presentes para assistir o jogo, que foi vencido pelos Amigos do Seminário.







Corrida Maluca
A Corrida Maluca atraiu expressivo público para assistir e conferir os ganhadores das provas. Isto porque são feitas cartelas com os nomes dos competidores e quem as adquire aposta em um dos concorrentes, em cada uma das treze provas. Quem acerta todos os ganhadores, recebe 30% do valor total arrecadado com a venda das cartelas.

De acordo com os organizadores da Festa do Seminário Mãe de Deus, todas as cartelas vendidas serão conferidas nos próximos dias. Na terça ou quarta-feira serão anunciados aqueles que acertaram os ganhadores das provas da Corrida Maluca e têm direito ao prêmio em dinheiro. Caso ninguém acerte os treze ganhadores, receberá aquele que acertou os 12 ganhadores e, assim, sucessivamente.  
Corrida Maluca teve as seguintes provas, competidores e ganhadores:

- Corrida da Vassoura - Edson (Marmoraria Decorvis) x Alcione (Marmoraria Da Vinci) – Ganhador: Alcione
- Corrida de Bombacha e no meio do campo colocar bota e espora – Ronaldão da Vila x Marcio – Ganhador: Marcio
- Correr e leiloar um leitão (maior arrecadação) – Ico Scharam x Franco – Ganhador: Ico
- Corrida com bicicleta – Vilmar (Central Graf) x Valdomiro Mitz (Gráfica do Baixinho) –Ganhador: Valdomiro
- Correr até o meio do campo, tomar uma lata de refrigerante e ser carregado nas costas até o outro lado –  Formiga (Bar do Carlinhos) x Vilmar (Bar do Vilmar) Ganhador:  Formiga
- Correr puxando cavalo -  Rodrigo Hlatki x Amilcar Blem – Ganhador: Rodrigo (o outro competidor não compareceu)
- Correr até o meio de campo, fazer embaixadinhas e marcar gol – Sabão (Corinthiano) x Robertinho Aleixo (Palmeirense) –  Ganhador: Sabão
- Correr e vender uma caixa de frutas e verduras (maior arrecadação) – Mundio x Oscar Orchal – Ganhador: Mundio
- Corrida do milho, correr até o meio de campo, debulhar uma espiga de milho e encher uma garrafa descartável com uma colher – Gilberto Laroca (Pinho de Baixo) x Luis Wasilevski (Guamirim)  Laroca
- Correr com um galão de tinta e pintar um vão do muro do alambrado -  Marcos Matozo (pintor) x Zoinho (pintor) – Ganhador: Zoinho
- Corrida de obstáculo: Toninho Filipus x Toninho (Lojas MM) – Ganhador: Toninho Lojas MM
- Correr até o meio de campo e fazer gol na travinha livro – Dede x Professor Cajão  - Ganhador: Dede

Texto: Letícia Torres / Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivaituk/ Hoje Centro Sul