CMEI’S de Irati mantêm Calendário Escolar - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CMEI’S de Irati mantêm Calendário Escolar

Os Centros Municipais de Educação Infantil de Irati, interior do Paraná, ficarão abertos até o dia 19 de dezembro, retornando suas atividades no início de fevereiro. Segundo a Lei de Diretrizes Básica da Educação Nacional para Educação Infantil, os CMEI’S seguem calendário escolar, que é previsto no início de cada ano letivo, não mantendo a característica de creche assistencialista, como antes.


Secom Prefeitura de Irati
Essa é uma decisão comunicada e consentida, uma vez que em agosto deste ano, a Secretaria de Educação encaminhou aviso para os responsáveis das crianças, que tem seus filhos matriculados nos Centros Municipais, comunicando sobre o recesso deste fim de ano. Na ocasião, esses responsáveis também foram chamados a assinar documento dando ciência e consentimento para o assunto, sendo que a maioria, mais de 70% assinaram.

Segundo despacho do Ministério da Educação, em 19 de março de 2013, publicado em Diário Oficial da União, “essas unidades escolares têm estrutura curricular que se fundamente no planejamento de atividades durante período letivo, sendo normal e plenamente aceitável a existência de intervalo (férias ou recesso), como acontece na organização das atividades de todos os níveis, etapas e modalidades educacionais”. Ainda segundo o despacho, “tal padrão de organização de tempo de operacionalização do projeto político- pedagógico, com inclusão de intervalos, não constitui obstáculo ou empecilho para a consecução dos objetivos, ao tempo em que contribui para o atendimento de necessidades básicas de desenvolvimento das crianças relacionadas à convivência intensiva com suas famílias e a vivências de outras experiências e rotinas distintas daquelas organizadas pelas instituições de educação”, assim consta.

Secom Prefeitura de Irati
Mesmo assim, atentos a necessidade e importância dos CMEI’S para a população, a Secretaria de Educação vem mantendo o período de aulas no meio do ano, bem como estuda a possibilidade de manter uma de suas unidades em funcionamento, entre os dias 17 e 30 de janeiro de 2015. Segundo a secretaria, há o conhecimento das atividades do dia a dia dos pais e mães que necessitam deixar os seus filhos nos CMEI’S, como também o reconhecimento da segurança que esses pais sentem em ir trabalhar sabendo que seus filhos serão bem cuidados, tendo ainda a garantia do aprendizado orientado à sua faixa etária, afinal a aprendizagem é base da Educação como um todo, incluindo os CMEI’S.
Para além de uma determinação legal, educadores também reconhecem que as crianças sentem falta e necessitam do convívio com a família, pois, a rotina no CMEI acaba sendo cansativa se mantida sem interrupções. Muitas crianças precisam acordar cedo todos os dias e só irão para casa ao final da tarde. Portanto, se torna essencial, como também adequado, que tenham férias. Para Franciele, do CMEI Jardim das Orquídeas, “As crianças estão contando com as férias, estão ansiosas, e eu fico mostrando no calendário até que dia irá ter aula e aconselho elas a aproveitarem bem esse período, porque muitas dessas crianças chegam no CMEI as 7h e saem as 18h".

Segundo a Psicóloga Educacional, Ângela Ferreira Domingues, nas férias, o correto seria a criança descansar em outro ambiente. “Nas férias, o ideal é não ficar nas creches. A criança precisa ter um novo ambiente para descansar. Ela precisa desse tempo livre para ter um fôlego a mais no restante do ano. Sem isso, o rendimento da criança pode ser prejudicado”, conta Ângela. 
Para o MEC, “esses intervalos permitem às crianças, conforme imposição constitucional (art. 227), a convivência familiar e comunitária. Por isso, é dever dos pais assistir, criar e educar os filhos (art.229)”.

Na manhã desta quinta-feira, 26, houve reunião entre diretoras e coordenadoras dos CMEI’S, juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi e Peterson Salomão, Chefe de Gabinete que representou o prefeito. Na ocasião, ficou decidido que o recesso será mantido sem alteração no calendário escolar. “Temos que deixar bem claro que esse recesso não é somente questão de férias para os professores, e sim também para as crianças.  Uma vez que com a LDB inseriu a educação infantil na educação básica desde 1996, os CMEI’S passaram a seguir o calendário escolar. Os CMEI’S são uma instituição escolar que vão do primeiro ao último dia letivo. Hoje trabalhamos os CMEI’S com três tripés que são: brincar, cuidar e educar. Os CMEI’S seguem um currículo, com avaliação, calendário escolar, organização de tempo e espaço específico como qualquer instituição escolar. E como todas as crianças têm esse período de férias, importante para eles, os CMEI’S também têm que ter esse período,” explica a Secretária de Educação Claudia Zanlorenzi.

Definido Calendário Escolar para 2015

A Secretaria Municipal de Educação, no último dia 10 de novembro, em reunião com todas as diretoras e coordenadoras, definiu o calendário para o ano letivo de 2015. Estão previstos, para o próximo ano, 200 dias letivos, férias e recessos discentes somam 63 dias.

Como já ocorre em todos os anos, o calendário inicial é definido pelo Núcleo Regional de Educação, as alterações para que o calendário se encaixe às datas comemorativas municipais e às necessidades dos alunos e da equipe da rede municipal, são feitas pela Secretaria Municipal competente. Confira como ficou o calendário escolar de 2015:



Secom Prefeitura de Irati