Câmara Mirim encerra atividades da Legislatura 2014



Com um público expressivo de estudantes, foi realizada nesta sexta-feira (14), a Sessão de Encerramento dos trabalhos da Câmara Mirim de Irati – Legislatura 2014. Estiveram presentes durante a certificação dos vereadores e suplentes, o prefeito municipal Odilon Burgath, a Secretária de Educação Claudia Zanlorenzi, o Presidente Amilton Komnitski e os vereadores Valdenei Cabral da Silva, Rafael Felipe Lucas, Antonio Celso de Souza, Laudelino Antonio Filipus e Hélio de Mello. 

Assessoria
Na Ordem do Dia, foi apreciado e aprovado pelos vereadores mirins em segunda votação o Projeto de Lei nº 001/2014, que propõe ao executivo municipal a instituição da Semana da Música no âmbito escolar. Durante a discussão, a aluna da Escola Municipal Ana Amaral Gruber, Luna Bonfim, reafirmou a sua satisfação em participar deste importante Projeto para as escolas. “Sinto-me honrada por ter sido eleita e poder fazer o bem para a sociedade. Este foi um período de muita experiência para todos nós”. 


PALAVRA-LIVRE

Sem mais assuntos em pauta, a Presidente Maria Eduarda de Oliveira Mumbach passou a palavra-livre, onde os vereadores mirins puderam discorrer sobre a participação na legislatura deste ano. Augusto Giacometti Musial da Escola Municipal Francisco Stroparo agradeceu a visita realizada na Assembleia do Paraná e ao Pálácio Iguaçu. “Tivemos a oportunidade de conhecer como funciona uma Sessão Ordinária da ALEP e como são os gabinetes dos deputados, além de conhecer o Palácio, onde o Governador do Estado trabalha. Como vereador encerro os trabalhos satisfeito e agradeço a equipe da Câmara, principalmente ao vereador Rafael Felipe Lucas pela oportunidade”.

Caio Rodrigues dos Santos da Escola Municipal Antonina Filus Panka destacou a importância da democracia, que é o governo feito pelo povo e para o povo. “Foi uma experiência incrível”. Gabrieli Vieira Holtman da Escola Municipal João Paulo II agradeceu aos seus companheiros de Casa pela participação no projeto e aos vereadores da Câmara principalmente pela visita realizada a ALEP e ao Palácio. “Infelizmente esta foi nossa última sessão, mas levarei para o futuro conhecimentos importantes sobre a democracia”.

A vice-presidente da Mesa, Maria Fernanda Girardi da Escola Municipal João Batista Anciutti agradeceu a todos os colegas, principalmente por terem participado da apreciação deste importante Projeto de Lei, que institui a Semana da Música na Escola. A 1ª Secretária Mariana Parteka da Escola Municipal João Maria Pedroso discorreu em seu nome e da sua suplente Rayane Klossovski. “Agrademos imensamente aos organizadores da Câmara Mirim, que auxilia as crianças no entendimento da política no contexto geral. Despeço-me dos companheiros de Casa com o sentimento de missão cumprida. Espero que um dia possamos nos reencontrar novamente”.

  Matheus Viante da Escola Municipal Tancredo Martins frisou a importância da Câmara Mirim para o conhecimento político de cada cidadão e a importante visita a ALEP, “onde pudemos conhecer o dia-a-dia dos nossos representantes estaduais e também do Governador no Palácio Iguaçu”.
Para finalizar, a aluna da Escola Pequeno Príncipe, Pietra Valentina Canesso reafirmou a importância desta Lei Municipal. “Precisamos escolher governantes que realmente queiram o bem da nossa população, visando melhorias nas áreas de educação, saúde, lazer e principalmente segurança. Na viagem que fizemos a Curitiba, aprendemos que os deputados desempenham trabalho semelhante ao dos vereadores, porém, em âmbito maior, pensando no bem de todos os paranaenses. Foi um ano de muitas emoções e aprendizado”, concluiu.   

CERTIFICAÇÃO

            Logo após a palavra-livre, a Presidente Maria Eduarda convidou o prefeito municipal Odilon Burgath, o Presidente Amilton Komnitski e os demais vereadores para fazer a entrega dos certificados aos vereadores mirins e seus suplentes. O Presidente Amilton cumprimentou a todos, em especial a secretaria municipal de educação que possibilitou o desenvolvimento do projeto. “Meus cumprimentos especiais também aos vereadores mirins, suplentes e alunos. O interesse e o entusiasmo de todos foi visível, reforçando ainda mais a nossa convicção da importância deste projeto educacional, criado com o intuito de despertar nas crianças o interesse pela política, permitindo sua iniciação na postura de cidadãos”.

              Rafael Felipe Lucas também agradeceu a participação de todos que se envolveram no projeto Câmara Mirim, pois de alguma forma estão ajudando a construir o futuro da nossa cidade. “Este projeto é a fotografia da juventude iratiense. Agradeço em especial aos alunos, pais e a secretária Claudia”. Valdenei Cabral da Silva sente-se privilegiado de estar participando deste momento tão importante para a democracia. Antonio Celso de Souza também destacou a importância do projeto, “hoje os vereadores mirins ainda são crianças, mas futuramente estarão exercendo diariamente o seu papel de cidadão votando e participando das decisões públicas”.  

            O prefeito Odilon Burgath comentou a sua satisfação de ser parceiro de um projeto tão bonito como este, que é focado na Cidadania. “Com esta iniciativa formamos cidadãos, os quais já demonstram desde cedo através de requerimentos e projetos, a preocupação para com a nossa cidade. Estes Vereadores representam os futuros líderes iratienses”, conclui Burgath pedindo para que os alunos continuem nesta linha, lendo, escrevendo e se dedicando mais aos estudos, incentivando assim todos ao seu redor. Já a Secretária de Educação Claudia Zanlorenzi parabenizou a todos os mirins, que aprenderam neste ano a política, a arte de bem governar, pensando sempre no próximo. “Com certeza levarão uma boa imagem da política despretensiosa, englobando os interesses em prol do bem comum”.

            O vereador Hélio de Mello antes de conduzir a entrega dos certificados, também teceu algumas palavras: “A política não acontece apenas no período eleitoral, ela é vivida no dia-a-dia de cada um, e dentro da área da educação, a câmara mirim tem sido uma aula prática de cidadania política. A participação dos mirins é de extrema importância, pois vocês já fazem parte da história de Irati e eu quero futuramente poder votar em vocês. Parabéns”. 

            Após a entrega dos certificados, a Presidente Maria Eduarda em nome de todos os vereadores mirins deixou registrada a satisfação de presidir a Mesa e a oportunidade de promover a interação entre a Câmara de Vereadores e a comunidade, além de proporcionar a circulação de informações nas escolas sobre as atividades gerais dos parlamentares.






(Assessoria da Câmara Municipal de Irati)