Atleta iratiense é campeão do taekwondo nos Jogos da Juventude do Paraná

Os Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), que foram realizados entre os dias 10 e 18 de outubro, em São José dos Pinhais, trouxeram bons resultados para o município de Irati. O atleta iratiense Helton Delfrate subiu no lugar mais alto do pódio e voltou para casa com uma medalha de ouro no taekwondo.

Arquivo Pessoal/Helton Delfrate
 Helton, que conquistou a medalha na categoria até 63kg, conta que o resultado não era esperado. “Minha participação foi um pouco surpreendente, pois fui machucado para a competição e não esperava obter bons resultados. O campeonato estava em um nível bastante alto, lutas bem equilibradas e disputadas”, diz. Ele fala sobre a competição e explica sobre as lutas que disputou até a medalha de ouro. “Tive 3 lutas.

A primeira foi mais fácil, ganhei de 10x2 contra um menino de Curitba. A segunda foi a que eu melhor me destaquei pela força de vontade de ir para a final, ficou empatada em 2x2 contra um menino de Cianorte e ganhei por decisão dos juízes. Nessa luta eu machuquei minha perna e quase não conseguia pisar no chão. Fui para a final, onde estava perdendo de 6X0 para um menino de Foz do Iguaçu, quando comecei a buscar a luta. Chegou em 6x3 e  tomei um soco no pescoço, ficando impossibilitado de continuar, ganhei a luta por desclassificação do oponente”, completa.
O secretário de Esportes e Lazer de Irati, Roni Surek, explica que a conquista é um incentivo para o desenvolvimento do esporte em Irati e anuncia apoio para a modalidade. “É motivo de orgulho para nós iratienses. Cada conquista no esporte é motivo de alegria e comemoração, e esse menino só mostra o quanto Irati está bem no polo esportivo. Por isso, nós da Secretaria de Esportes e Lazer, destinaremos uma parte da nossa verba para o taekwondo a partir de 2015”, afirma.


Arquivo Pessoal/Helton Delfrate
Carreira

O atleta iratiense treina há mais de cinco anos e é faixa roxa na modalidade. Helton treina cerca de 2h nas terças e quintas-feiras. Nos outros dias, ele realiza treinos táticos e de condicionamento físico. Dentre os maiores sonhos de Helton está a tão sonhada vaga na seleção brasileira.

“Meus objetivos são treinar intensamente, manter o ritmo de luta, manter o foco para, em 2015, ingressar em uma equipe de alto rendimento em Santa Catarina e, claro, o sonho de todos, tentar uma vaga na seleção”, explica. Após a conquista do ouro nos Jogos da Juventude, Helton já está se preparando para o próximo desafio, que acontece em Guarapuava, no dia 16 de novembro. “Lá terão 3 estilos de competição: Kiopa (quebramento), poonse (técnica de mãos e pés, onde você luta com um adversário imaginário) e kiorugui (luta). Pretendo participar das 3 modalidades, com o intuito de trazer 3 medalhas desta competição”, finaliza.


Kyene Becker