Atleta iratiense conquista medalha de bronze em Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa

Nesta última quarta-feira, 29, a atleta iratiense Isabella Teixeira Pchenenzk, mesatenista de 12 anos, representou o Paraná na última grande competição do calendário da confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), que aconteceu na cidade de Joaçaba, entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro, e como sempre vinha acontecendo, se destacou, sendo que merecidamente conquistou o terceiro lugar, com medalha de bronze na competição.
Arquivo pessoal
 Esporte Olímpico desde 1988, o tênis de mesa é considerado uma das modalidades mais populares do mundo em termos de número de jogadores. A Prefeitura de Irati, interior do Paraná, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, apoia o Tênis de Mesa e parabeniza Isabella pela importante conquista.

Em muitos casos, o primeiro contato com essa modalidade esportiva é através da escola, durante as aulas de educação física, ou ainda, em escolinhas próprias, onde as crianças treinam. Em Irati, os jovens que queiram iniciar no esporte, podem procurar a Associação de Tênis de Mesa de Irati (ATMI), onde Isabella foi descoberta e recebe treinamento com o professor Ângelo Leandro.
Nascido em Três Barras, Ângelo conta que o tênis de mesa surgiu em sua vida durante uma apresentação na escola sobre o esporte. Após isso, vários amigos dele começaram a treinar, e ele decidiu experimentar o esporte que até então era desconhecido. “Desde meu primeiro contato com o tênis de mesa, me apaixonei. Comecei a treinar firme, com dedicação, treinando direto, tinha dia que ficava no ginásio umas oito horas, só treinando”, conta Ângelo.

Arquivo pessoal
De origem humilde, o treinador ainda fala das dificuldades enfrentadas em seu começo de carreira. “Venho de um bairro de origem humilde e como todo jovem como eu, tinha a opção de entrar no mundo das drogas e bebida, mas fui forte e cabeça firme e hoje tento fazer com que meus alunos tracem o mesmo caminho que eu, sempre na direção certa,” relata Ângelo.

O treinador que está quase quatro anos treinando alunos em Irati, conta que o município é celeiro de bons atletas e deposita esperança na jovem Isabella Teixeira Pchenenzk. “Irati é diferente. Desde quando cheguei aqui, conseguimos formar bons jogadores e conquistamos diversos títulos. A Isabella é a maior prova disto, com apenas 12 anos, ela joga com meninas um ano mais velha que ela, então o potencial que é visto nela, é algo a ser lapidado com calma e paciência. Tenho certeza que daqui alguns anos iremos ter uma atleta na Seleção Brasileira, disputando os melhores campeonatos mundiais”, explica o treinador.

Depois de conquistar vaga na Seleção Paranaense de Tênis de Mesa, Isabella participou pela primeira vez em uma competição de nível nacional. Para ela a experiência valeu muito à pena e a expectativa é melhorar cada vez mais. “Foi bem legal, nunca tinha entrado em competição com jogadoras de outros estados. No meu primeiro jogo eu tremia muito de nervosa, acho que por jogar contra atletas de fora, mas foi uma experiência muito boa”, conta Isabella.

Que quer conhecer mais sobre o esporte, procure ATMI, Rua XV de Novembro, 849, ao lado do Clube Sete. Fone: 3422 1130

Secom Prefeitura de Irati