Prefeitura de Irati e entidades estudam nova área para Delegacia de Irati

Na manhã desta terça-feira, 30, houve reunião entre o prefeito municipal de Irati, representantes do Conselho da Comunidade, Polícia Civil, Polícia Militar, Observatório Social e Ordem dos Advogados do Brasil, para discutir ações em conjunto para a construção de uma nova cadeia pública. No mesmo dia, do período da tarde, presos colocaram fogo em colchões em uma das selas da carceragem, por problemas de briga entre os presos. 

Secom Prefeitura de Irati
 Após o encontro ficou acordado entre os presentes que será feito um pré-projeto estabelecendo a capacidade que a nova cadeia pública poderá ter, incluindo metragem e área necessária para sua edificação. Com o projeto concluído, a Prefeitura Municipal, verificará um local adequado para a construção de uma nova cadeia pública. Também foi assinado um ofício por todas as entidades presentes, que será entregue aos órgãos competentes, para que se obtenha, o mais breve possível, um local adequado para a reclusão dos presos da cidade.
Em junho de 2013, através do ofício n°102/2013, o Prefeito de Irati, Odilon Burgath, já havia solicitado ao Secretário de Estado da Segurança Pública, apoio para a construção de um novo espaço para a 41° Delegacia de Polícia Civil do município. Atualmente, a Delegacia se encontra na área central da cidade em um prédio construído em 1954, para comportar 24 detentos, sendo que hoje abriga aproximadamente 80 presos.
Na ocasião, o prefeito se colocou à disposição para disponibilizar a área onde a nova cadeia seria construída. “Pedimos em 2013, através de um ofício para o governo do estado, soluções para a Delegacia de Polícia Civil de nossa cidade, mas desde então não obtivemos respostas sobre a solicitação. No ofício que encaminhamos ainda nos colocamos a disposição para disponibilizar ou adquirir área para construção de uma nova delegacia,” explica Odilon.
Com o ofício em mãos e em conjunto, os membros da reunião buscarão o apoio do governo do estado para viabilizar a obra.

Secom Prefeitura de Irati