Irati recebe o XXI Festival Nacional de Danças Ucranianas

O evento será realizado no dia 15 de novembro, às 19h, no Ginásio Agostinho Zarpellon Júnior e mais de 20 grupos já confirmaram presença

A cidade de Irati recebe no dia 15 de novembro o XXI Festival Nacional de Danças Ucranianas. O evento será realizado pelo Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo em parceria com a comunidade ucraniana iratiense, Prefeitura Municipal de Irati e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Divulgação
O Festival também irá comemorar os 38 anos do Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo, de Irati. O coreógrafo e dançarino do Grupo Ivan Kupalo, Rodrigo Garstka, explica que é a primeira vez que o evento é realizado no município e fala da importância para a cidade. “Pela primeira vez o evento será realizado em nossa cidade. Sem dúvida, será de extrema importância a divulgação em âmbito nacional e internacional para o município, especialmente em território ucraniano e paraguaio, onde também é divulgado o Festival. Seria mais uma oportunidade dos próprios moradores de Irati descobrirem que há um grupo de danças ucranianas ativo, sendo o único étnico cultural daqui ativo”, afirma.

Até o momento, 20 grupos já confirmaram presença. Os participantes são do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina. Rodrigo conta que a expectativa para o evento é grande. “Esperamos um público de mais de mil pessoas e que seja um evento marcante, como é em todos os anos. Estamos trabalhando para que seja um evento inesquecível, o potencial dos grupos folclóricos está muito bom, trata-se de um evento onde não há dançarinos profissionais de dança ucraniana, são todos amadores, pessoas que não ganham para isso e sim, fazemos por amor, cultivar o que foi trazido da Ucrânia, nosso incentivo maior é preservar com garra e luta esse trabalho”, destaca.
Ele ressalta a emoção de participar do Festival e conta mais detalhes sobre o evento. “A noite do festival é isso, se emocionar em ver que os grupos estão vivos, cada um dança seu estilo, do mais bem elaborado ao mais simples. Porém, a partir do momento em que vestimos os trajes, o coração pulsa mais forte, o sorriso vem de uma forma que contagia o público, o espectador é convidado a dançar somente pelos movimentos de cada figura folclórica em palco. O festival também vai contar com a presença de orquestras e corais”, diz.

Serviço

O XXI Festival Nacional de Danças Ucranianas acontece no dia 15 de novembro, às 19h, no Ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon Júnior. A entrada custa R$5 mais um quilo de alimento não perecível.

Kyene Becker/Hoje Centro Sul