Escola Estadual Pio XII realiza segunda edição do projeto ‘Noite Cultural’ - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

sábado, 18 de outubro de 2014

Escola Estadual Pio XII realiza segunda edição do projeto ‘Noite Cultural’



No dia 16 de outubro, a Escola Estadual Pio XII localizada no município de Irati, realizou a 2° edição da ‘Noite Cultural’ com apresentação artística dos alunos do 6° ao 9°ano. Foram convidados para o evento pais e patrocinadores do projeto e os alunos realizaram 15 apresentações, entre elas declamação de poesias, músicas e dança. “Iniciamos esse projeto porque era necessário explorar as boas práticas dentro da escola e não exaltar os problemas” comenta a diretora da escola, Regina Demerterko Satdykoski.

Ocorreu junto com a ‘Noite Cultural’ o lançamento do livro, 'POESIA- Prazer em ler' com poemas escritos pelos alunos através do projeto Leitura de Textos Poéticos, da Professora de Língua Portuguesa da Escola Pio XII, Salete Franczak. “Esse projeto foi desenvolvido junto ao PDE [Programa de Desenvolvimento Educacional] do Governo Estadual, que é uma forma de capacitação para o professor [...] durante a implementação do programa, desenvolvemos o projeto relacionado o tema da poesia em sala de aula”, relata Salete.
Os pais de alunos acreditam que a interação com as atividades da escola, proporcionada pelo projeto, é relevante. “Gostamos da atividade, pois anteriormente não conhecíamos muito os projetos da escola, e com essas apresentações percebemos o quanto é importante trabalhar a cultura com os alunos”, diz Paulo Vicente Fillos e Luciane Fillos, pais de Stefani Fillos uma das aulas que participou do projeto ‘Leitura de textos poéticos’.

A impressão do livro foi patrocinada por um supermercado da cidade, que tem uma de suas lojas próxima à escola. Segundo o gerente de uma das unidades do mercado, Sivonei Ronik, "incentivar as crianças é garantir um futuro melhor para a cidade, pois estamos não só formando profissionais como bons cidadãos".
Compareceram ao evento cerca de 350 pessoas, e durou aproximadamente 2 horas. A “Noite Cultural” contou com a presença dos pais, profissionais da escola e os patrocinadores do projeto do livro “POESIA – Prazer de ler poesia”.


Texto e fotos: Gildo Silva/Hoje Centro Sul