Entidade recebe materiais do Projeto Quintais Orgânicos de Frutas

Na tarde desta terça-feira, 07, a Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, realizou na Cidade de Criança a entrega dos materiais relativos ao Projeto Quintais Orgânicos de Frutas. Foram distribuídas 80 mudas de espécies como laranja, pêssego, poncã, figo e frutas nativas, sendo este o quinto quintal plantado nesta primeira etapa do projeto.

Secom Prefeitura de Irati

O Prefeito de Irati, Odilon Burgath, participou da entrega e ressaltou a importância desta primeira etapa do programa. “O projeto Quintais é algo muito importante nos tempos de hoje, pensando em ecologia, preservação da natureza, alimentação saudável. E esta primeira etapa vem de encontro com importantíssimas entidades que fazem um belo trabalho social, como é o caso da Cidade da Criança”, explica Odilon.

O Projeto conta com a parceria da Embrapa de Pelotas e tem o objetivo de introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que favoreçam a implantação de espécies frutíferas que possuam propriedades nutricionais e medicinais, contribuindo para a diminuição da fome e melhorando a qualidade de vida da população.

O Secretário de Agropecuário, Abastecimento e Segurança Alimentar, Claudio Ramos, explica os benefícios da ação. “A segurança alimentar é uma das metas do projeto, mas, também devemos pensar que quando plantamos uma árvore, estamos recuperando a parte ambiental e assim produzindo alimentos saudáveis e consequentemente elevando a melhoria de vida dessas entidades que irão fazer uso dos alimentos”, conta Claudio.

Cinco instituições estão sendo beneficiadas com o projeto, entre elas estão a APAE Rural, Acampamento Mario Lago, Associação Bethania, Associação de Água Mineral e Cidade da Criança. A Irmã Anice Bebber, uma das coordenadoras da Cidade da Criança, conta que o projeto trará diversas melhorias para a entidade. “É importante, porque tudo o que soma para ajudar é benéfico, e não só melhora a alimentação como também ensina a educar as crianças”, conta Irmã Anice.

Os técnicos da Secretaria fizeram a orientação quanto ao plantio das mudas e as práticas agronômicas necessárias para o desenvolvimento das plantas e o cultivo correto. Claudio ainda fala da expectativa do projeto que é de crescer cada vez mais. “O sucesso neste primeiro passo do projeto é gratificante, hoje temos cinco quintais plantados e queremos expandir cada vez mais, até 2016 a nossa meta é plantar mais 10 quintais, chegando a um total de quinze”, finaliza Claudio.



Secom Prefeitura de Irati