Dia Mundial de Saúde Mental é comemorado em Irati

No dia 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. A data foi instituída pela “World Federation for Mental Health” em 1992 como uma forma de chamar a atenção para a saúde mental.  Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria Municipal de Saúde, esteve nesta sexta-feira, 10, distribuindo panfletos e folders explicativos sobre saúde mental.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, não existe uma definição "oficial" de saúde mental, já que os aspectos culturais, étnicos e sociais afetam a existência de uma definição única para "saúde mental”. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a "saúde mental" é definida.  Estes são observados em pessoas de todas as regiões, países e sociedades em todas as fases da vida.  Estão presentes entre ricos e pobres e entre pessoas que vivem em zonas urbanas ou rurais.

Assessoria/PMI
A Coordenadora Municipal de Saúde Mental, Rita de Cassia Costa, explica que saúde mental não é doença e sim qualidade de vida “É estar bem consigo mesmo e com os outros; é aceitar as exigências da vida; é saber lidar com as boas emoções e também com as emoções desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. É saber reconhecer os seus limites e pedir ajuda quando necessário”, diz Rita.

Saúde Mental em Irati

O município de Irati, mantém um serviço de atendimento à Saúde Mental, desde 2013.
Atualmente o trabalho oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde é de Atenção Psicossocial em Saúde Mental, que tem por objetivo oferecer atendimento, voltado às pessoas com transtorno mental, dependentes de álcool e outras drogas e às famílias destes usuários. São oferecidos: Atendimentos Psicossociais; Atendimento Psicológico Individual; Grupos Terapêuticos; Atendimento Psicopedagógico; Consulta de Enfermagem; Acompanhamento e orientação à família.

Os interessados em procurar o atendimento de Atenção Psicossocial, podem procurar o serviço localizado na Rua Zeferino Bittencourt n°1252, de segunda à sexta-feira das 8h às 11h e 30min e das 13h às 17h.

Assessoria/PMI