Segunda dose da vacina contra o HPV está disponível nos Postos de Saúde em Irati

O HPV é um vírus que infecta a pele e possui mais de 200 variações diferentes, que se manifesta  através de verrugas, geralmente em locais escondidos. A principal forma de transmissão do HPV é através de relações sexuais, e é a doença sexualmente transmissível mais frequente e conhecida. As mulheres são as que mais possuem o problema. Na maioria das situações não apresenta sintomas clínicos, e se a pessoa demora muito para descobrir, o vírus pode se tornar um câncer do colo do útero. Para a mulher prevenir o câncer do colo do útero é importante fazer o exame chamado Papanicolau com certa frequência.

Divulgação
A vacina do HPV faz parte do calendário de vacinação do Ministério da Saúde, incluída em março de 2014. Agora em setembro, Irati está realizando a 2ª dose daquelas meninas que já receberam a primeira dose em março e realizando a primeira dose nas meninas que ainda não foram vacinadas (dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde).

De acordo com a coordenadora vigilância epidemiológica, Andréia Fernanda da Silva, na Rede Pública de Saúde quem pode tomar a vacina gratuitamente são os adolescentes do sexo feminino na faixa etária entre 11 e 13 anos de idade. “Acho importante frisar que a vacina não é uma campanha que tem data e se não tomar a vacina no dia estipulado perde. As meninas que em março estavam com 10 anos mas hoje já completaram 11 anos podem procurar a unidade de saúde e vacinar. A vacina está disponível todos os dias nas unidades de saúde com sala de vacina. E algumas unidades de saúde estão articulando com as escolas para a oferta”, completa.

A vacina quadrivalente apresenta proteção contra quatro vírus do HPV (mais agressivos). “O vírus do HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero e com a vacina iremos prevenir as infecções ocasionadas pelos vírus presentes na vacina e com isso reduzir o câncer de colo do útero e reduzir a carga da doença”, diz Andréia.

O esquema de vacinação consiste em três doses (0 - 6 - 60 meses, isso significa: o intervalo da primeira para segunda dose é 6 meses e a segunda dose é administrada cinco anos após a primeira dose).

Por Thaís Siqueira/Hoje Centro Sul