Rio Azul: 12ª Feira Regional de Sementes Crioulas reúne mais de 2 mil pessoas

O evento contou com a presença de produtores rurais de 15 municípios do Paraná, além de alguns agricultores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul

O município de Rio Azul (PR) sediou a 12ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Biodiversidade, que aconteceu no último domingo (07) e foi marcada por ampla programação, como Café da Partilha, almoço com alimentos da agricultura familiar, oficinas e muito mais. O evento aconteceu no Parque da Pedreira, com início às 8h30 e término cerca das 18h.

Letícia Santos/Hoje Centro Sul
Em meio a diversidades de sementes crioulas, mudas, artesanatos e alimentos, mais de 2 mil pessoas de 15 municípios do Paraná participaram do evento, é o que conta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Julian Frontiak. Segundo ele, também estiveram presentes algumas pessoas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Julian conta que o evento reuniu agricultores que trabalham com sementes crioulas e teve como principal objetivo a troca de experiências entre famílias das pequenas propriedades, a fim de contribuir para a multiplicação das espécies de sementes crioulas e da agrobiodiversidade. “Além disso, a feira busca a valorização da cultura das famílias agricultoras, a exposição das sementes recuperadas e preservadas pelas famílias durante anos nas comunidades da região, e a intensificação da produção de sementes de diversos cultivos, a fim de garantir a autonomia e o autoconsumo familiar”, completa.

Conforme Julian, a organização da feira é realizada pelo Grupo Coletivo Triunfo, formado por agricultores que preservam a semente crioula nos diversos municípios da região e que se reúne mensalmente para discutir melhorias para a agricultura familiar. Nesses encontros, eles decidem por fazer a feira regional em um desses municípios.

I Encontro Municipal de Mulheres e I Encontro Estadual da Juventude Rural

Simultaneamente à feira aconteceu também o I Encontro Municipal de Mulheres e o I Encontro Estadual da Juventude Rural. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Azul, João Altair de Lima diz que a respeito do Encontro de Mulheres, já existem grupos organizados em Rio Azul para discutir alternativas na agricultura. Foram discutidas essas perspectivas numa oficina especial às 10h.

O Encontro Estadual da Juventude debateu o futuro da agricultura e o futuro do jovem no meio rural.
Altair enfatiza a relevância dos encontros. Tanto os jovens quanto as mulheres, em lugares separados, debateram alternativas para que a agricultura possa permanecer forte não só agora, mas para sempre, com a juventude que está vindo para Rio Azul.

Thaís Siqueira