Feirão de Imposto ocorreu em Irati nos dias 12 e 13

Para alertar a população sobre a alta carga tributária, nos dias 12 e 13, aconteceu em Irati o Feirão de Imposto, promovido pelo Conselho do Jovem Empresário (Conjove). O evento teve o apoio de entidades como o Observatório Social, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial Industrial Agrícola de Irati (Aciai), além de vários empresários da cidade que abraçaram a causa.

O evento teve início na sexta-feira (12), com uma palestra na Aciai sobre a carga tributária no país. No sábado (13),  às 10h, foi estruturada uma tenda em frente ao Banco do Brasil para a distribuição de panfletos e para prestar informações à população sobre carga tributária.
Conforme o vice-presidente do Conjove, Fabio Luis Glinski Ivatiuk,  o Feirão do Imposto tem como principal objetivo alertar a população sobre a quantidade de tributos que se paga na compra de qualquer tipo de produto ou serviço no Brasil. “O propósito é fazer com que a população, tendo conhecimento da quantidade de impostos que paga, comece a cuidar mais do gasto deste dinheiro pelo poder público”, comenta.
Estudos mostram que em torno de 60% da população não tem consciência dos impostos contidos em produtos e serviços. Ou seja, a maioria da população acredita que não paga tantos impostos, é o que relata o vice-presidente do Conjove.
“É importante lembrar que através do Feirão que nasceu o projeto de lei que obriga os estabelecimentos comerciais a demonstrarem, nas notas fiscais,  o valor do imposto contido no produto”, diz Fábio.
Ele acredita que o evento foi um sucesso. “O Feirão atingiu nossas expectativas. Muitas pessoas pararam para saber mais sobre os tributos que pagam e que nem mesmo tinham conhecimento. Gostaríamos de salientar a imensa ajuda que tivemos do Sesi, Fiep e Observatório Social na realização do Feirão", ressalta.

Início

O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003, na cidade de Joinville (SC) pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade civil joinvilense para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional.

Segundo Fabio, em Irati aconteceu uma edição há alguns anos,  promovida pela Aciai. Este ano, o Conjove se empenhou em trazer o feirão de volta ao calendário da cidade e tornar o evento periódico.

Debate

Para encerrar as atividades do Feirão do Imposto, no dia 15, ocorreu um debate na Aciai. Na ocasião, houve o esclarecimento das dúvidas que ainda existiam sobre a questão tributária.

Por Thaís Siqueira / Hoje Centro Sul